div>

Mercado Cambuí pode ser fechado pela Vigilância Sanitária


A Vigilância Sanitária de Porto Seguro, inspecionou, nesta quinta feira, 26/03, produtos alimentícios que estavam sendo comercializados de forma irregular no supermercado Cambuí, no centro da cidade.

De acordo com relatos divulgados por uma cliente, que havia comprado refeição pronta no Supermercado Cambuí, foi identificada a presença de um caramujo, espécie de molusco que pode servir de hospedeiro de vermes. Se consumido, ainda que acidentalmente, existe o perigo da contaminação provocando diarreias e vômitos.

No estabelecimento, durante a vistoria, foram constatadas irregularidades, entre elas, que o supermercado não poderá continuar a fabricação e venda de alimentos prontos para almoço, uma vez que o espaço não condiz com a legislação sanitária, prejudicando diretamente o fluxo de produção do mesmo, favorecido por contaminação cruzada devido à presença de funcionários que não são exclusivos para manipulação dos alimentos. Todo material recolhido pelos fiscais foi inutilizado.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Luciane Minetto, enfatiza que durante a vistoria foi lavrado auto de infração, estando sujeito o estabelecimento a aplicação de multa, advertência e interdição em caso de não cumprimento das determinações. “Foi concedido um prazo de 24 horas para adequações na área de manipulações de alimentos, e o não cumprimento das medidas estabelecidas pelas normas sanitárias acarretará na interdição do estabelecimento. Uma vez que o estabelecimento acatar as diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde, voltará a comercialização dos alimentos”, esclarece.

A Secretária de Saúde, Edna Alves, informa que as fiscalizações nos estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios em Porto Seguro continuam sendo intensificadas em todos os supermercados do município, para resguardar a qualidade dos alimentos oferecidos à população.

“É de suma relevância enfatizar que a Vigilância Sanitária busca de forma incansável garantir o consumo de alimentos seguros, através das inspeções nos estabelecimentos que comercializam alimentos, atuando na redução e na eliminação de fatores de risco e, principalmente, na identificação de técnicas e práticas inadequadas de armazenamento, produção, distribuição de alimentos que possam comprometer a qualidade do produto e a saúde do consumidor. O papel fiscalizador da VISA está sendo diariamente intensificado e não aceitaremos irregularidades que impliquem prejuízo na saúde dos moradores e turistas”, pontua.

Em casos de denúncias, reclamações, procure a Vigilância Sanitária de Porto Seguro:73:3288-5095/ visaportoseguro@yahoo.com.br

Visa 6Visa 7Visa 1Visa 2Visa 3Visa 4Visa 5
Com informações : Ascom-Secretaria de Saúde
Tecnologia do Blogger.