Baleia jubarte é achada na praia de Arraial d´Ajuda


Baleia jubarte (Foto: André Lima/Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro)
Uma baleia jubarte foi encontrada encalhada na manhã desta quinta-feira (3), em uma praia de Arraial d´Ajuda, em Porto Seguro, região sul da Bahia. De acordo com informações da ONG PAT Ecosmar, o animal chegou na praia morto e em avançado estado de decomposição. Trata-se do segundo encalhe de uma carcaça de baleia dessa espécie no município nessa temporada.
Baleia jubarte 02 (Foto: André Lima/Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro)Baleia jubarte encontrada morta em Arraial d'Ajuda
(Foto: André Lima/Secret. de Meio Ambiente de
Porto Seguro)
O animal encontrado mede cerca de sete metros, provavelmente um filhote. Ainda não dá para determinar a causa da morte. O animal passará por uma necropsia.
De acordo com os especialistas, durante o inverno, as baleias jubarte migram das regiões árticas e antárticas para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz seus filhotes. Os animais chegam no extremo sul da Bahia por volta de junho e julho e permanecem até novembro e dezembro, quando retornam para as áreas de alimentação.
Prado
Uma baleia jubarte de cerca de 15 metros foi encontrada morta em um distrito do município de Prado, no extremo sul da Bahia, no sábado (29). A carcaça do animal adulto, que pesa cerca de 30 toneladas, terá que ser dividida em pedaços para ser deslocada e enterrada. Ainda nao há informações sobre as causas da morte do animal. Segundo o Instituto Baleia Jubarte, foi a maior baleia encontrada morta no litoral baiano em 2015.

G1BA