Jovem cai da famosa pedra Língua de Troll na Noruega e morre

A pedra de Trolltunga, na Noruega, é cenário para várias fotos de turista (Foto: Steinar Talmoen)

A jovem australiana Kristi Kafcaloudis caiu da famosa pedra Trolltunga, na Noruega, e morreu no último fim de semana. Ela tinha 24 anos e estudava na Universidade de Bergen. Kristi caiu quando fazia uma caminhada com amigos, segundo comunicado da mãe divulgado pelo site australiano "Sunshine Coast Daily".
Projetada sobre um abismo, a pedra de Trolltunga – ou “Língua de Troll”, um ser da mitologia nórdica -- fica 700 metros acima do lago Ringedalsvatnet, na Noruega. O trajeto até ela dura de oito a dez horas, contando ida e volta. Quem encara a aventura consegue apreciar um belo cenário, com o lago e as montanhas em volta.
Kristi Kafcaloudis (Foto: Reprodução/facebook/Kristi Kafcaloudis)Kristi Kafcaloudis (Foto: Reprodução/facebook/Kristi
Kafcaloudis)
O acesso é possível nos meses mais quentes, geralmente entre junho e meados de setembro, quando não há neve.
'Tragédia anunciada'
Um operador de turismo local disse ao jornal "The Australian" que a tragédia envolvendo Kristi era anunciada.
Segundo ele, o movimento na pedra é cada vez maior, em especial por causa do "turismo de redes sociais" – que leva pessoas com pouco preparo a terrenos perigosos e a encararem trilhas exaustivas para tirar fotos e compartilhar na internet.
"Nos últimos anos também começaram a chegar pessoas com barracas que querem ver o sol nascer e se pôr, e pessoas bebendo e andando na pedra", disse esse operador, sem se referir especificamente ao caso da australiana. 
Acesso à pedra é feito por caminhada de mais de quatro horas  (Foto: Daffydus/Creative Commons)Acesso à pedra é feito por caminhada de mais de quatro horas (Foto: Daffydus/Creative Commons)
Homem se exercita em barra na pedra de Trolltunga (Foto: Dag Endre Opedal/Creative Commons)Homem se exercita em barra na pedra de Trolltunga (Foto: Dag Endre Opedal/Creative Commons)
Toby Segar gira no ar em pirueta no momento em que dá um mortal para trás na rocha Trolltunga, na Noruega (Foto: Caters News/The Grosby Group)Homem dá um 'mortal' para trás na rocha Trolltunga, na Noruega (Foto: Caters News/The Grosby Group)


g1