div>

Carro de prefeito é apedrejado no sul da Bahia em protesto de moradores


O carro do prefeito da cidade de Potiraguá, na região sul da Bahia, Luís Soares, foi apedrejado na noite de sexta-feira (1º) durante um protesto da população do município. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Cosme Pereira, o protesto ocorreu após a morte de um morador da cidade, envolvido em acidente em uma rodovia que liga a BR-101 a Potiraguá, por volta das 18h. Os moradores também queimaram pneus em protesto na entrada da cidade. Ninguém ficou ferido na ação.
População de reuniu na noite de sexta-feira (1º)
em protesto (Foto: Blog Políticos do Sul da Bahia)

Segundo Cosme Pereira, o resgate do morador foi feito pela polícia até o hospital municipal. Uma ambulância da cidade de Itarantim foi solicitada para fazer a transferência do morador, mas quando chegou a Potiraguá, a vítima do acidente não tinha resistido aos ferimentos e morreu no hospital.
Já o morador da cidade e amigo da vítima, Leandro de Jesus, disse que ele mesmo prestou socorro ao rapaz, em seu próprio carro, ao hospital.  "Às 17h40 fiquei sabendo do acidente. Como foi muito gente para o local do acidente, achei que já tinham socorrido ele. Às 18h40, eu fiquei sabendo que ele ainda estava lá. Eu não acreditei e fui lá. Quando eu cheguei, ele estava ainda. Ninguém queria  pegar e não tinha ambulância ainda. Amarraram ele numa tábua e levei no meu carro", conta. Segundo ele, a vítima do acidente tem 25 anos e era operador de trator.
O morador Elias Barreto Santos participou do protesto na cidade e conta que a população ficou revoltada com a falta de ambulância para socorro. "Até onde eu sei, as ambulâncias estão quebradas e estamos sem ambulâncias há mais de seis meses na cidade. O menino [vítima do acidente] era muito querido. Foram os moradores mesmo que fizeram o protesto. A população se revoltou com o estado da saúde do município", afirmou.
O carro do prefeito estava vazio, estacionado em frente à casa de um vereador, quando foi apedrejado. De acordo com o comandante da Guarda, o protesto foi controlado com ajuda da Polícia Militar. Ainda conforme Cosme Pereira, ao menos dois suspeitos participaram do ataque e o caso será investigado pela Polícia Civil.
G1 tentou contato com o prefeito da cidade, mas ele não foi localizado. O secretário de Administração, Pedro Augusto Vivas, disse que o acidente foi grave e a prefeitura tomou providências para o atendimento da vítima.  "Ele foi resgatado para maternidade que atende como um hospital, para procedimentos simples, não faz cirurgia. Ele teria ser levado para outro hospital", contou. Uma das ambulâncias da cidade está quebrada e, além da ambulância de Itarantim, também foi chamado um veículo que fica em distrito para atender à vítima.
O secretário acredita que a manifestação teve motivação política. "Estamos em meio de uma situação política e a população foi inflamada por alguns grupos de oposição ao prefeito. Soube que algumas pessoas foram vistas no meio da população incitando a população, no local onde houve queima de pneus. O alvo foi o prefeito e não o veículo dele", diz o secretário.
Do G1 BA
Tecnologia do Blogger.