div>

População de Trancoso se mobiliza contra o aedes aegypti.




Neste domingo dia 10 de abril a população de Trancoso está realizando um Mutirão contra o mosquito aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya.

Distribuídos em vários grupos e com o apoio de agendes de endemias e de saúde a população está promovendo um mutirão de conscientização e limpeza.


Muitos dos focos da dengue estão dentro das casas, como em caixas d'água e nos pratinhos de vasos de plantas. A coordenação da campanha informou que há agentes nas ruas e, além de conscientizar os moradores, as equipes trabalham no combate aos focos.


A orientação para diminuir o número de casos de dengue é que os moradores dediquem dez minutos semanais à limpeza dos principais criadouros do mosquito. Além das tradicionais recomendações de deixar caixa d’águas sempre tampadas, os focos são encontrados inclusive em vasilhas utilizadas para dar água a animais e na bandeja que fica atrás da geladeira sendo necessário que se retire a água acumulada do recipiente, uma ou duas vezes por semana, e depois passar bucha na lateral da bandeja.


Segundo Luiz Miuna, presidente da SAT, Sociedade Amigos de Trancoso: “É necessário que haja uma mudança efetiva de hábitos da população como um todo no sentido de eliminar criadouros do Aedes e manter seus lotes e residências limpas.” Os centros urbanos tem se desenvolvido como ambientes favoráveis à proliferação, a ocupação irregular do espaço urbano, o crescimento do uso de descartáveis, as diversas formas inadequadas de armazenar água, entre outros fatores, são um desafio no controle do mosquito e no combate à transmissão da dengue, zika e chikungunya. 


Segundo “Boca” da Marcenaria Arte Nativa: “As pessoas já têm o conhecimento do perigo, agora estamos transformando em atitude”


Esta ação foi idealizada pela Marcenaria Arte Nativa e tem o apoio e participação da SAT (Sociedade Amigos de Trancoso), Pastoral da Criança, Grupo Formiguinhas, Associação Despertar Trancoso, Agentes de endemias e de saúde da Prefeitura de Porto Seguro, Igrejas, Escolas de Trancoso e empresariado local.

Tecnologia do Blogger.