Secretaria de Saúde e Comunidade indígena de Aldeia Velha contra o Aedes aegypti


Aconteceu nesta quarta feira, 27/07, na Aldeia Velha, em Arraial D'ajuda, importante mobilização no permanente enfrentamento contra o mosquito Aedes aegypti. A ação conjunta da Secretaria de Saúde, SESAI, Secretaria de Serviços Públicos, envolvendo os agentes de endemias e administradores da comunidade indígena, contou com a participação ativa da comunidade.



Durante toda a manhã, os trabalhos de inspeção concentraram-se na busca ativa, dentro e fora das residências, por possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Nos locais identificados com a presença de larvas foram aplicados larvicidas e realizado fumacê. Entre as demais medidas de prevenção e combate, os moradores também tiveram acesso a esclarecimentos educativos sobre os principais procedimentos para evitar o surgimento do vetor, bem como profissionais da limpeza pública realizaram o recolhimento de lixo acumulado nos quintais.


Dona Maria do Carmo recebeu as equipes de saúde em sua casa e mostrou-se satisfeita com a visita. “É muito bom eles aqui, ver tudo direitinho. Não guardo vasilhas no quintal, sempre ponho em sacos plásticos para serem recolhidos, gosto de deixar o quintal limpo", disse a indígena que integra as 222 famílias que residem na aldeia, composta por cerca de 1.110 pessoas.


A Coordenadora de Endemias, Ellen Domiciano, reuniu-se com os agentes comunitários de saúde e de endemias, para traçar a continuidade do cronograma das ações. "Além de agilizar o diagnóstico quanto ao perfil da situação do mosquito na Aldeia Velha, vistoriando caixas d'agua e demais áreas que possam disseminar focos das larvas, nossa intenção é desenvolver efetivas ações conjuntas de combate, concentrando todos os esforços de prevenção, contando com o apoio dos agentes de endemias e saúde, associado a conscientização dos moradores em manter a limpeza e higiene das residências", afirma.

Tecnologia do Blogger.