div>

Profissionais de beleza do Arraial D’Ajuda recebem capacitação contra hepatite


Nesta segunda-feira, 29/08, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro, em parceria com o Rotary Club, promoveu importante evento de prevenção às hepatites virais, no distrito de Arraial D'Ajuda. A ação, executada pelo Departamento de DST/AIDS e o Centro de Testagem e Aconselhamento, aconteceu no prédio do CRAS, integrado a unidade de saúde da família. O evento recebeu profissionais que atuam no segmento de beleza, como manicures e pedicures.


O objetivo principal da capacitação foi intensificar a adesão aos procedimentos seguros e adequados de esterilização que as manicures devem ter quando manuseiam os instrumentos de trabalho, a exemplo de alicates, afastadores de cutícula, tesoura, pinça, que são perfuro cortantes, para evitar a transmissão das hepatites B e C, intensificando os cuidados necessários para impossibilitar a transmissão dos vírus nas clientes e também no profissional. 



Durante o encontro, foram disponibilizados testes rápidos para diagnóstico das doenças sexualmente transmissíveis, Hepatites B e C, HIV e Sifilis, além da atualização da caderneta de vacinação, teste de glicemia e aferição de pressão.

A manicure Marivânia de Jesus, que atua no mercado há 11 anos, realizando serviços a domicílio, mostra-se bastante preocupada com a prevenção. Segundo ela, prefere que a cliente tenha o próprio material. "Essa palestra hoje aqui é muito importante, porque nem todo mundo sabe o grau do perigo, que pode contaminar. Para mim, é fundamental aprender e se eu já tinha consciência do quanto devo ter higiene, agora mais ainda. Sempre peço as minhas clientes que tenham o próprio kit”, afirma.


Para a diretora do programa de DST/AIDS e Hepatites Virais, Beatriz Duarte, a capacitação das profissionais visa focar na mobilização social, gerando entendimento imprescindível sobre a prevenção. “Além de trabalharem diretamente com instrumentos transmissores dos vírus, as manicures podem romper com a cadeia, tendo um nível muito maior de consciência sobre a emergência da correta esterilização dos materiais de trabalho, ou seja, passam a ser multiplicadoras das informações que podem evitar o contágio de graves doenças", enfatiza.


Tecnologia do Blogger.