div>

4º caminhada do Porto Seguro Rosa mobiliza a sociedade


Sob a manhã ensolarada desta quarta feira, 26/10, aconteceu a 4º edição da caminhada do Porto Seguro Rosa, confirmando a relevância incontestável da forte mobilização social, reunindo centenas de pessoas na permanente luta contra o câncer de mama. O encontro destacou-se pela sensibilidade e emoção na abertura do evento, quando os participantes realizaram abraço simbólico ao redor do Trevo do Cabral, local da concentração.

A grande caminhada, que contou com as presenças da prefeita Cláudia Oliveira, da secretária de saúde, Edna Alves, do mastologista Hugo Cedro, pacientes em tratamento oncológico e sociedade civil, percorreu as principais ruas do centro comercial da cidade, tomadas pela alegria e pela cor rosa, em diferentes tonalidades, tendo o objetivo de reforçar a importância do fortalecimento da saúde da mulher, por meio da prevenção.



Durante o percurso, a secretária de saúde, Edna Alves, parabenizou à prefeita Cláudia Oliveira pela iniciativa da gestão municipal ao implantar a campanha Decisão de Peito, em 2013. "Parabenizo a prefeita Cláudia Oliveira pela brilhante ação estratégica inovadora, no enfrentamento do câncer de mama em nosso município e todos os profissionais que acreditam e desenvolvem o projeto dessa magnitude em nossa cidade. Trata-se de um projeto exitoso que tem aumentado as chances de salvar vidas, registrando com sucesso a redução do número de óbitos por câncer de mama, contribuindo decisivamente para o fortalecimento da saúde da mulher, é uma experiência exitosa que possibilita resultados efetivos de rastreamento e controle da doença, que incluem a promoção à saúde, prevenção, detecção precoce, tratamento e cuidados", afirma.


Resultados exitosos

Em três anos de atuação do Porto Seguro Rosa, o município contabiliza 12.199 mamografias realizadas em três anos, com média anual de 4.066 exames, obtendo um aumento significativo comparado aos exames ofertados antes da existência do projeto.

Para a prefeita Cláudia Oliveira, os benefícios do Porto Seguro Rosa evidenciados por expressivo indicadores, ampliam ainda mais a vontade de intensificar ações no rastreamento do câncer de mama. "O aumento expressivo de mulheres tendo acesso a exames de mamografia, com qualidade técnica e médica, ofertados pelo Sistema Único de Saúde, em Porto Seguro, significa muito para mim enquanto gestora, pois a intenção é intensificar as ações, oferecendo toda a nossa atenção, respeito e assistência adequada. É motivo de grande alegria ter a confirmação que muitas mulheres estão tendo seus direitos assegurados, recebendo tratamento adequado no estágio inicial do câncer, sendo curadas, comprovando a eficácia dos serviços ofertados”, declara.




























Ascom- Secretaria de Saúde
Tecnologia do Blogger.