» » » » Parque Nacional do Pau Brasil em Porto Seguro está aberto para visitação



Criado em 1999, o Parque Nacional do Pau Brasil foi oficialmente aberto para visitação. A cerimônia aconteceu no dia 28 de outubro e contou com a presença do secretário municipal de Cultura e Turismo, Paulo Cesar PC Magalhães; o secretário municipal do Meio Ambiente, Bené Gouveia; o Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, além de gestores e parceiros do Parque.



O planejamento das atividades de turismo e lazer da unidade de conservação foi realizado por meio do Projeto de Fortalecimento do Parque Nacional do Pau Brasil, realizado em parceria com a Conservação Internacional (CI-Brasil). Gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque possui mais de 19 mil hectares de território protegido. Rico em biodiversidade, o parque protege espécies de fauna e flora únicas da Mata Atlântica, além de importantes recursos hídricos e naturais.

Os visitantes encontrarão trilhas abertas e sinalizadas, algumas com acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção, mirantes de observação e mais de 40 km de estradas para a prática de ciclismo, terão a oportunidade de conhecer árvores de até 600 anos de idade, além do berçário de árvores pau-brasil. Há também o Centro de Visitantes, onde o visitante pode explorar um pouco mais sobre a história do parque, o encontro de civilizações que ocorreu na região, as comunidades locais e a riqueza da biodiversidade local.


Para o ministro José Sarney Filho, uma unidade de conservação é a melhor e mais correta maneira de manter e proteger a biodiversidade, sendo reconhecidas como patrimônio da nação. “Porto Seguro possui o maior núcleo natural de pau-brasil, espécie que dá nome ao país. A abertura do Parque influenciará no desenvolvimento do município sob bases sustentáveis, através da preservação pela ocupação. Devemos conservar e conscientizar sobre a preservação. A conservação é o único caminho possível para o futuro”, acredita Sarney Filho.

Representado a prefeita municipal, Cláudia Oliveira, o secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Paulo Cesar PC Magalhães, falou sobre o novo produto turístico. “Com a inauguração do Parque Nacional do Pau Brasil, Porto Seguro, que já possui grande diversidade turística, aumenta ainda mais a sua oferta. O empreendimento trabalha de maneira sustentável, envolvendo a comunidade, fomentando o desenvolvimento econômico e social da região”, afirmou Paulo Cesar.

Visitação

Para aqueles que se interessarem em conhecer esse cenário natural, deverão realizar o agendamento através do e-mail: parnadopaubrasil@gmail.com.

«
Nex
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Comentar Esta Notícia

Comentários com palavras de baixo Calão ou que ofenda a moral de alguêm não serão liberados.