Mulher acha caramujo dentro do feijão


Paula Alves, moradora de 'Morpará" Bahia, entrou em contato com a redação do Obaianao para relatar a triste surpresa de ter encontrado um caramujo dentro do saco de feijão.


Segundo Paula, nesta terça feira 27/12 a mesma ao colocar o feijão na panela percebeu o caramujo ainda vivo dentro do feijão.

Paula entrou em contato com a empresa Feijão Dona Nita, mais a atendente disse não conhecer o que é caramujo.

Em sua página no Facebock, Paula postou fotos mostrando o animal.



Veja abaixo as possíveis doenças causadas por caramujos:


Os caramujos foram trazidos para o Brasil há algumas décadas atrás com o intuito de disseminar a cultura de consumo destes moluscos na gastronomia. Por não fazerem parte do ecossistema do Brasil não possuem um predador natural, e por terem se adaptado bem ao clima cresceram numa progressão alarmante. Já podem ser considerados, inclusive, uma praga e existem formas específicas de controle para os mesmos. Confira agora com a Insect Bye as principais doenças causadas por caramujos em geral:
Doenças do trato gastrointestinal:

O caramujo é um molusco capaz de causar inúmeras patologias, dentre elas a angiostrongilose abdominal. Essa doença tem sintomas semelhantes ao de uma apendicite porém provoca perfuração intestinal. Esse mesmo animal pode causar também úlceras estomacais.
Meningite:

Atualmente descobriu-se que caramujos também são responsáveis pela transmissão de um tipo de meningite chamada eosinofílica ou angiostrongilíase cerebral. Os moluscos são como um ambiente de desenvolvimento para as larvas causadoras dessa doença. Somente quando elas chegam a fase adulta é que são capazes de infectar vertebrados como os seres humanos. Esta infecção se dá não somente pela ingestão do próprio caramujo, mas também pelo contato com o muco liberado pelo animal.
Esquistossomose:

Esta doença é causada pelo parasita Schistosoma mansoni cujo principal hospedeiro intermediário são os caramujos. Essa doença pode ser considerada a que mais aflinge os seres humanos já que os mesmos são os hospedeiros definitivos e sem os mesmos o parasita não completa seu ciclo vital. Essa verminose tem números mais alarmantes em regiões onde o saneamento básico não é o ideal.

O controle dessas pragas se torna difícil pela facilidade de reprodução dos caramujos e pelo fato de ter que ser feita com extremo cuidado. A cautela é necessária para evitar que durante o processo de eliminação desses moluscos as pessoas não acabem por se contaminar e fique suscetível a uma dessas doenças.

Para fazer o controle dessas pragas com segurança entre em contato com a equipe de profissionais da Insect Bye. Será a certeza de um trabalho bem executado e você ficará livre dessa praga. Acesse: http://www.insectbye.com.br/pragas/ e saiba mais!

, ,