Lançamento de Jogos Indígenas Pataxó foca valorização cultural




O lançamento oficial da 9ª edição dos Jogos Indígenas Pataxó foi realizado na manhã do dia 15, na Reserva da Jaqueira, com o apoio das prefeituras de Porto Seguro e de Santa Cruz Cabrália. Parentes indígenas de oito aldeias situadas na Costa do Descobrimento, autoridades políticas, representantes de entidades, pessoas da comunidade e turistas prestigiaram a solenidade.




A programação contou com pronunciamentos dos caciques Karajá e do anfitrião Siatã; além do coordenador geral dos jogos e atual superintendente de Assuntos Indígenas, Juari Pataxó; secretário de Governo, Pr Erivaldo Santos, que representou a prefeita Cláudia Oliveira; bem como do ator, Jayme Periard, que atuou recentemente na novela Escrava Mãe, da Rede Record, com o personagem Osório.


O ator foi convidado para ser o padrinho desta edição dos jogos, fazendo um importante pronunciamento sobre a “honra e emoção de participar desta festa esportiva e cultural, que remete às raízes dos povos brasileiros e precisa ser valorizada e preservada, apresentada ao mundo por conta de sua beleza e riqueza”, disse, ressaltando que estar com os irmãos índios é sempre um grande aprendizado. Participando dos ritos, ele recebeu presentes tradicionais como cocar, colares, vestimentas típicas da etnia, pintura e ainda teve o corpo purificado com dança e fumaça aromática da amescla – árvore nativa presente na Mata Atlântica. No ato de abertura, Jayme Periard recebeu da índia mais idosa da aldeia, Taquara, 92 anos, o puhuy akuâ (flecha) e repassou a um guerreiro que a lançou em chamas no campo, concluindo a cerimônia.


As competições serão a partir do dia 19 de abril, na arena Boca da Barra, com 20 equipes Pataxó e etnias convidadas. Ao todo serão 12 modalidades esportivas oficiais e demonstrações de outras tradicionais.



Secretaria Municipal de Governo
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro
Compartilhar no Google Plus

Redator Obaianao

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com palavras de baixo Calão ou que ofenda a moral de alguêm não serão liberados.