Mutirão de Cirurgias eletivas chega a Porto Seguro e região


A Prefeitura de Porto Seguro, em parceria com o Governo do estado da Bahia atenderão gratuitamente a região do extremo sul, com o Mutirão de Cirurgias Eletivas. Vinculado ao Programa Saúde Sem Fronteiras, a iniciativa do governo do estado prevê a realização de procedimentos cirúrgicos de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia (útero), colecistectomia (vesícula) voltadas para pacientes na faixa etária de 15 a 64 anos. O objetivo do Governo do Estado é auxiliar os municípios na redução da fila de espera de cirurgias eletivas, atendendo os pacientes com agilidade e cuidado.



Cronograma das ações em Porto Seguro

Entre os dias 20, 21 e 22/04, ocorrerá a primeira etapa, na Passarela do Descobrimento, com a realização de exames pré-operatórios, contando com equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos. A segunda etapa, que são as cirurgias eletivas, inicia no dia 23/04, no Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães. Os municípios de Itabela, Guaratinga, Itabepi, Eunápolis, Itagimirim, Santa Cruz de Cabrália e Belmonte também serão beneficiados, sendo responsáveis por garantir o acesso dos pacientes ao município de Porto Seguro.

Pré-operatórios

No pré-operatório, serão realizados exames de raios-X, ultrassonografia e eletrocardiograma nas unidades móveis, além de consulta com cirurgião e anestesista. Os exames laboratoriais e preventivos para mulheres que realizarão a histerectomia serão realizados pelos municípios contemplados, no caso de Porto Seguro, município que sediará as cirurgias, ocorrerão no Laboratório do LACEN e nas unidades de saúde da família.

Como se cadastrar

O cadastramento dos pacientes é feito pelas secretarias municipais de saúde, que devem manter a lista única atualizada, com as principais demandas de cada município. Entre em contato com a secretaria da saúde de sua cidade para obter mais informações, e em Porto Seguro a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Para a Prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, a parceria com o governo do estado é fundamental. "Para nós é extremamente importante sermos o município anfitrião, tendo a relevante parceria com o governo do estado, oferecendo a ampliação do acesso às cirurgias eletivas, reduzindo a fila de espera, atendendo as pessoas que precisam, oferecendo o cuidado que merecem receber", afirmou.


Ascom-Secretaria de Saúde

, ,