div>

5º Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde fortalece gestão do Sus

“Governança na Saúde: desafios para a gestão municipal” é o tema do 5º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Norte e Nordeste, em Porto Seguro, que teve abertura oficial na noite desta quarta-feira, 3, no Centro de Convenções, com público estimado em mais de 2 mil pessoas.

Os congressistas foram recebidos no auditório Monte Pascoal com apresentações culturais da história do Descobrimento do Brasil, tradicionais baianas e cerimônia de boas vindas da comunidade indígena Pataxó, que encantou os participantes com a dança Awé, pela Filarmônica 2 de Julho e ballet clássico do projeto Baianarte.
A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, acompanhada da secretária municipal de Saúde, Edna Alves, recebeu à mesa diretiva o secretário estadual de Saúde (BA), Fábio Vilas Boas; secretário executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi; presidente do Congresso e secretária da pasta da saúde de Eunápolis, Stela de Souza; representante da Organização Mundial da Saúde (OMS-OPAS), Joaquim Molina, além de outras autoridades.

Programação
A solenidade contou com a conferência magna sobre o tema principal do evento, ministrada pelo presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, e com o lançamento do Projeto Apoiador Regional.
Durante os quatros dias de programação serão realizadas oficinas abordando eixos de discussões como Atenção Básica, qualificação, Programa Mais Médicos, SUS Legal e as novas formas de financiamento do SUS com flexibilidade e modificação do formato técnico.


Fortalecimento de políticas públicas
O evento visa beneficiar os 2.243 municípios participantes, representando 16 estados do Norte e Nordeste, fortalecendo políticas públicas voltadas ao Sistema Único de Saúde. “Receber este congresso significa um grande impacto no aprimoramento técnico e avanços na gestão do SUS em nosso município”, garante a secretária da pasta, Edna Alves, acrescentando a importância do município de Porto Seguro em fazer parte dos debates que beneficiarão todos os municípios regionais.

Para o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, “Porto Seguro está de parabéns por abrir suas portas buscando o fortalecimento das políticas públicas na administração do Sus no sentido do protagonismo municipal junto às esferas estaduais e nacionais, bem como, propiciar-nos a este debate levando mais orientações e capacitações aos gestores de saúde do Norte e Nordeste”, afirma.
“Conquistamos a realização do congresso por conta de nossa estrutura de hotelaria, malha aérea e equipamentos para eventos de grande porte, mas o fator decisivo foi nosso apelo de 517 anos de história e trabalho incansável nos vários aspectos da saúde pública”, diz a prefeita, satisfeita em sediar um momento ímpar para trocas de experiências exitosas e ampliar conhecimento técnico para garantir à comunidade serviços de saúde cada vez melhores.

Secretaria Municipal de Saúde
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
Tecnologia do Blogger.