div>

Porto Seguro prepara-se para o lançamento do 5º Porto Seguro Rosa



Com abordagem central "Esta atitude pode salvar sua vida", Porto Seguro se prepara para a 5° edição do exitoso Porto Seguro Rosa, projeto que tem mobilizado a sociedade desde 2013, ano de implantação da campanha, com a finalidade de promover ações preventivas e diagnóstico precoce contra o câncer de mama. O lançamento acontecerá dia 3/10, às 14h, no Centro de Cultura, contando com as presenças da prefeita Cláudia Oliveira, secretária de saúde, Edna Alves, e demais autoridades. Durante o evento será apresentada a programação da campanha ao longo do mês de outubro. No local acontecerá a doação de lenços, cortes solidários de cabelos e tarde da beleza direcionados as mulheres que encontram-se em tratamento do câncer de mama.

A prefeita Cláudia Oliveira reforça que a cada ano, as ações de prevenção ao câncer de mama têm se consolidando no município. “É importante salientar que iniciativas de incentivo à prevenção ocorrem o ano inteiro nas unidades de saúde e se intensificam em outubro. Nosso objetivo é impulsionar as mulheres para importância do diagnóstico precoce, já que permite aumentar significativamente as chances de cura”, afirma.

Extensa programação

O cronograma de eventos do Porto Seguro Rosa será intenso no mês de outubro. De 1 a 31/10 será promovida mobilização em todas as unidades de saúde da família com ações de rastreamento do câncer de colo do útero e mama, bem como a realização de encaminhamentos necessários para os outros níveis de atenção à saúde da mulher. O encerramento da campanha em 31/10 será marcado pela tradicional caminhada que percorrerá as principais avenidas do centro da cidade.



Números do câncer de mama



Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por 25% dos casos novos a cada ano. De acordo com o órgão, em 2016 cerca de 57.960 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Atualmente, o município oferece pelo Sistema Único de Saúde tratamento e acompanhamento a 110 mulheres que receberam diagnóstico. Em 2016, conforme indicadores do Sistema de Informações Ambulatoriais do US (SIA/SUS) e SISCAN, Porto Seguro realizou 2.375 mamografias para mulheres na faixa etária dos 50 a 69 anos.



"Porto Seguro contabiliza 17.977 mamografias de 2013 até agosto de 2017, são números que afirmam a importância do projeto que tem mudado o cenário no município em razão do alto índice de prevenção e detecção precoce. O projeto Porto Seguro Rosa se consolidou e destaca-se nos principais seminários e congressos científicos recebendo premiações em reconhecimento ao trabalho feito em nosso município. Trata-se do elo participativo do poder público, privado, voluntários, entidades afins, profissionais de saúde e população em defesa da vida”, afirma a secretária de saúde, Edna Alves.

Secretaria de Saúde
Ascom-Prefeitura de Porto Seguro
Tecnologia do Blogger.