div>

Conheça o Tabelionato de Porto Seguro



O Giro das Serventias desta sexta-feira (06.10) é com o titular do Tabelionato de Notas e Protesto da Comarca de Porto Seguro/BA. Aprovado em 16º lugar do 1º Concurso Público para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado da Bahia, Jorge Kazicawa Junior, assumiu a unidade no dia 7 de abril deste ano. Antes o cartório era administrado pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.


Aos 32 anos, Jorge Kazicawa Junior, nasceu na cidade de Sinop, em Mato Grosso, na qual foi graduado em Direito pela Unic Industrial. Ele também trabalhou com assessor de Procurador de Justiça na Procuradoria de Justiça do Estado de Mato Grosso, com o Dr. Luiz Eduardo Martins Jacob, um grande incentivador nos estudos e referência de honestidade, sabedoria, educação e gentileza com o próximo, segundo Kazicawa.


Em entrevista para o Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA), Kazicawa afirmou ter muitos planos para aprimorar a qualidade e a eficiência na prestação dos serviços públicos à sociedade. Algumas ações de aprimoramento já foram implantadas, dentre elas, a mudança de sede para um ambiente mais amplo, confortável e climatizado. Além disso, de acordo com o tabelião, “todos os serviços foram informatizados; instalaram painéis, um sistema eletrônico de controle de senha para atendimento de autenticação, abertura de cartões e reconhecimento de firmas, bem como para os serviços de escrituras e procurações”, disse. Contudo, também montaram uma sala-arquivo com controle de umidade e temperatura para conservar todo o acervo histórico do Tabelionato.


Com todas essas melhorias, nota-se também que o foco do cartório é voltado à excelência no atendimento dos usuários. “O foco é sempre no atendimento humanizado, cordial, educado e respeitoso, bem como na solução efetiva da questão que nos é apresentada, seja com a prática de um ato notarial, seja com a orientação e aconselhamento técnico no que diz respeito as nossas atribuições” enfatizou o titular.


O Tabelionato que também atende o serviço de Protesto, no atendimento de reconhecimento de firmas inseriram o sistema de leitura biométrica e fotografia digital, aumentando ainda mais a segurança jurídica do serviço. O Protesto, agora, está inserido no sistema do Instituto de Estudos de protesto de Títulos do Brasil – Seção Bahia (IEPTB/BA), na qual tem acesso a Central de Remessa de Arquivos do Estado da Bahia.

O atendimento prioritário e o direito a acessibilidade são outros feitos do novo tabelião, que além de aprimorar a estrutura física do cartório quer melhorar os serviços e atendimento. Dentre essas melhorias, a implantação do serviço de apostilamento na unidade.

Apostilamento de Haia

Porto Seguro é uma cidade turística reconhecida mundialmente, sendo a terceira cidade brasileira mais visitada e frequentada por turistas, nacionais e estrangeiros. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a terceira cidade baiana com maior número de população estrangeira e nascimento de estrangeiro. Por essa razão, Kazicawa tem o interesse em iniciar os serviços de Apostilamento da Haia, para assim atender toda a população. O primeiro passo foi dado e agora a unidade aguarda a autorização do Egrégio Tribunal de Justiça da Bahia. A serventia conta com três colaboradores capacitados para realizar o serviço.

Atualmente, o Tabelionato de Notas da Comarca de Porto Seguro conta com dezesseis colaboradores na equipe, sendo cinco são de notas; cinco na equipe de firmas; três na seção de protesto; uma colaboradora na limpeza e copa; um estagiário e o Tabelião.

Os colaboradores são experientes e possuem experiência em outras serventias. Para manter a equipe qualificada, o tabelião destacou que o “estudo e diálogo são permanentes e a troca de informações e experiências é estimada por toda a equipe, que sempre que possível participa dos cursos orientados à atividade”, salientou. O notário ainda ressaltou que, o entusiasmo e bom humor, estão sempre presentes para manutenção do ambiente leve e receptivo com que o cartório se encontra, além da equipe ser bem preparada, educada e sempre muito solícita na busca de resoluções dos problemas apresentados.

O Giro das Serventias
Tecnologia do Blogger.