PM apaga pichações em bairros de Porto Seguro

PM apaga pichações em bairros de Porto Seguro


O 8° Batalhão da PM desencadeou na tarde desta quinta-feira (19), em Porto Seguro, mais uma etapa da Operação Lei e Ordem. As ações ocorreram nos bairros do chamado ‘Complexo Baianão’, que compreende Vila Vitória, Vila Parracho, Vila Valdete, Vista Alegre e Paraguai, tendo como objetivo principal apagar diversas pichações alusivas a grupos criminosos. 


Além disso, os 28 policiais militares envolvidos na ação realizaram buscas em pessoas e veículos. A Operação Lei e Ordem foi instituída para ampliar a ação de presença da PM nos bairros periféricos da cidade, com impacto direto na redução de crimes violentos.

JANELAS QUEBRADAS

A ação visou atingir esses bairros com base na teoria chamada "Janelas Quebradas". Segundo o comandante do 8° BPM, Major Anacleto França, existe uma relação de causalidade entre desordem e criminalidade.


"Se a janela de uma casa for quebrada e não for de imediato realizado seu reparo, as pessoas que passam pelo local podem presumir que ninguém se importa com aquilo e que, naquela região, não há autoridade responsável por punir os responsáveis pela atitude danosa. Assim, pequenas desordens evoluem para crimes cada vez mais graves. A sensação de impunidade e a desordem funcionam como estímulos à atividade criminosa. Então, mesmo sabendo que pode haver novas pichações, iremos coibi-las. Principalmente as que estão próximas ou mesmo dentro de escolas, como constatamos em nossa ação. Esses gráficos são apologia ao crime. É intolerável", destacou França.

AÇÕES SOCIAIS

O comando do Batalhão anunciou ainda que na próxima semana estará lançando um novo pacote de ações sociais, as quais serão desenvolvidas pela Base Comunitária de Segurança. Oganizadas em parceria com a Prefeitura Municipal e a iniciativa privada, todas como foco a melhoria da prestação de serviços à comunidade e o aprimoramento da relação com a Polícia Militar.




Ascom 8°BPM.

, ,