div>

Solenidade homenageia os 500 anos da Reforma Protestante



Na noite desta quinta-feira (31/10), foi realizada a sessão solene em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante, na Câmara Municipal de Porto Seguro. A solenidade contou com a presença dos vereadores, vários pastores, autoridades e pela comunidade evangélica.

O evento, que foi aberto pelo presidente interino, Aparecido dos Santos Viana – Cido (PSD), foi proposto através do requerimento 254/17 de autoria dos vereadores Ariana Fehlberg (PR), Abimael Ferraz – Bibi Ferraz (PSC), Hélio Pinheiro – Hélio Navegantes e Kempes Neville – Bolinha do Mirante (PPS).



Cido iniciou sua fala dando as boas-vindas a todas os presentes e justificando a ausência da prefeita Cláudia Oliveira (PSD) e do presidente da Casa, Evai Fonseca (PHS), por conta de compromissos profissionais. Em seguida convidou o vereador Bibi Ferraz para compor a Mesa de Honra e fazer uso da palavra.

Desenvolvimento


Bibi convidou os pastores João Portela, representante da Ordem de Pastores de Porto Seguro, pastor Mauro  representante da Igreja Luterana do Brasil, Márcio Maia, Androaldo Boa Ventura,  para comporem a Mesa. O vereador cumprimentou a todos os presentes e elogiou a Câmara pelas pessoas que a integram. Em relação a Reforma Protestante, o vereador salientou a crise moral da sociedade, bem como o problema do isolamento social e ressaltou a importância da Reforma Protestante no desenvolvimento da sociedade.


Já o pastor João Portela fez um breve histórico dos 500 anos da Reforma Protestante e do seu legado para a sociedade ocidental. “É devido a esse marco importante na história que hoje temos a liberdade de nos expressar. A reforma redefiniu o mundo ocidental através da valorização da educação”.

No encerramento da solenidade, Cido agradeceu aos pastores, vereadores e ao público presente e elogiou a contribuição dos pastores com suas palavras de esclarecimentos histórico e religioso. “Essa data não será esquecida, por conta das bênçãos e reflexões transmitidas pelos pastores”.

Respeito


Em suas considerações finais, Bibi agradeceu a participação de todos os pastores que contribuíram na solenidade pelos seus conhecimentos e às autoridades presentes. O vereador também citou a harmonia e o respeito como pilares da Casa Legislativa. “Os integrantes dessa Casa são pessoas de bem. Tenho presenciado muitas virtudes na Câmara que em geral não é comum em órgãos públicos”, ressaltou.

A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão que se deu no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg – também conhecida como Igreja de Todos os Santos de Wittenber, na Alemanha. Lutero protestou contra vários pontos da doutrina da Igreja Católica Romana.


Texto: Cmps




































Tecnologia do Blogger.