div>

Agricultores de Porto Seguro são capacitados para receber selo orgânico



Cerca de 70 famílias de pequenos agricultores de Porto Seguro, incluindo associações, assentamentos rurais e aldeias indígenas, estão participando do processo de certificação para adquirir o Selo da Agricultura Orgânica. O processo inclui o cadastramento com informações detalhadas sobre os agricultores, suas propriedades alimentos produzidos; além de oficinas, capacitações, visitas em campo e o mapeamento de todas as áreas.


A capacitação está sendo realizada pela equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) e a certificação será concedida pela Certificadora Participativa Rede Povos da Mata. “Tenho acompanhando a evolução da agricultura orgânica no país e ficava impressionado por que Porto Seguro ainda não investia nesse segmento. Aí decidi ir atrás e com o apoio total da administração, hoje somos exemplo nesse setor e vamos certificar todo o Extremo Sul”, afirma o secretário de Agricultura, Aliomar Bittencourt.


Agregando valor

Segundo a coordenadora do projeto Selo Orgânico, da Seagri, Adriana Rocha, com o selo, os pequenos agricultores poderão vender seus produtos para hotéis, feiras ecológicas e redes de supermercados. “Através do selo, o consumidor terá a garantia de estar adquirindo alimentos limpos, livres de adubação química e de agrotóxicos, ou seja, levando saúde para a sua mesa”. Ela acrescenta que os agricultores também estarão preservando a sua saúde, por não estarem lidando com venenos e defensivos químicos.


O processo de certificação inclui ainda o extrativismo sustentável para a produção de artesanato. Diversos produtos da agricultura orgânica já podem ser adquiridos em Porto Seguro, no ponto de vendas de Arraial d´Ajuda (73) 98239-9987, com Eliana; ou através de cestas de entregas em Porto Seguro (73) 99839-5396, com Vera; e Arraial d´Ajuda (73) 99805-1662, com Marcone.

Secretaria Municipal de Agricultura
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
Tecnologia do Blogger.