div>

MAIS UM PILOTO DE DRONE EM SITUAÇÃO IRREGULAR É DETIDO PELA PM EM PORTO SEGURO



Na madrugada de hoje, 14/02/18, por volta das 00h30, policiais militares pertencentes ao 8º BPM identificaram uma Aeronave Remotamente Pilotada, mais conhecida como Drone, sobrevoando os foliões que se divertiam no Carnaval em Porto Seguro. 


Em seguida, foi possível localizar o proprietário da aeronave que operava um modelo Phantom 3 Professional. Após ser abordado, a patrulha identificou que este não possuía nenhuma autorizacão ou documentação referente ao uso do RPAS, e o operador alegou desconhecimento, sendo então conduzido para Delegacia localizada no circuito da festa.

Este já é o segundo caso de uso irregular de drones no período momesmo, em Porto Seguro. No sábado, outro operador foi detido por não conter todas as autorizações necessárias para pilotar a aeronave. Ratifica-se então que é necessário possuir e estar portando: Certificado e homologação na ANATEL; Cadastro no SISANT; Manual de voo; seguro válido; Avaliação de risco; e Protocolo de autorização para voo, obtido através do SARPAS.

A não observância das orientações supra mencionadas, e as normas publicadas pela pela ANAC e Força Aérea Brasileira podem gerar responsabilidade civil e criminal para o piloto.

ASCOM PM
Tecnologia do Blogger.