Servidoras da limpeza pública têm dia especial de assistência à saúde


Responsáveis pelo serviço essencial desenvolvido diariamente no município de Porto Seguro, as mulheres que atuam na limpeza pública tiveram na manhã de quinta-feira, 22/03, um dia especial marcado por acolhimento e assistência à saúde. O evento, parte integrante do mês da mulher, promovido pela Secretaria de Saúde, aconteceu no galpão dos garis, localizado no bairro Campinho, nas imediações da unidade de saúde da família Derlan Saad. 

Durante a programação, a Diretora do Programa de Planejamento Familiar e Violência contra a Mulher, Vanessa Trevisol, fez questão de reconhecer e agradecer o empenho dessas profissionais, que tanto contribuem com a cidade. “Quero agradecer o empenho de toda a equipe de saúde envolvida nesta ação de hoje, especialmente por estarmos fomentando a ampliação dos serviços de saúde a estas mulheres guerreiras, que são as responsáveis por deixar nossa cidade mais limpa e bonita", diz. 


Com a finalidade de abranger o acesso as consultas e exames, a ação, coordenada pela rede de atenção básica, em parceria com equipes do NASF, enfermeiros, agentes de saúde e estudantes de assistência social da faculdade Anhanguera, destacou-se pelo clima de descontração e muita alegria. As servidoras municipais realizaram consultas preventivas, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite b e C, receberam palestras educativas sobre os cuidados com a saúde feminina, como também assistiram a peça teatral abordando a violência doméstica, para finalizar o encontro foi servido um delicioso lanche e distribuídos diversos brindes.
O prefeito Beto Nascimento, em viagem a Brasília, juntamente com a secretária da Saúde, Edna Alves, para assinatura do termo de compromisso com o Ministério de Saúde, para a instalação da faculdade de medicina em Porto Seguro, enfatizam a relevância da atividade promovida em prol da saúde das garis. "Estamos ofertando a extensão da valorização assistencial à saúde as mulheres do nosso município e, claro, as profissionais da limpeza pública estão inseridas neste relevante contexto, especialmente pela nobre profissão exercida por elas que todos os dias deixam suas casas para garantir a limpeza das ruas de Porto Seguro, hoje muito elogiada por moradores e turistas. 

Queremos incentivar as mulheres a autoestima e a dignidade por meio das práticas sociais, aumentando a oferta de exames de prevenção, promoção à saúde, consultas e procedimentos", pontuam.
Secretaria de Saúde
Ascom-Prefeitura de Porto Seguro
Tecnologia do Blogger.