div>

Gratuito: Porto Seguro recebe primeiro concerto de orquestras regionais


A primeira das cinco apresentações das Orquestras acontece no dia 22 de abril, às 19h30, no Centro Histórico


Em comemoração aos seus 10 anos, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o projeto das Caravanas Pedagógicas, uma grande ação no interior do estado, por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. Entre as atividades, o município de Porto Seguro recebe nos dias 21 e 22 de abril os concertos do trio de percussão MultiFaces e da Orquestra Regional da Costa do Descobrimento, respectivamente, no Centro de Cultura e Centro Histórico. A entrada é franca.

Esta é a primeira apresentação de Orquestra Regionais do projeto. No total, serão cinco, cada concerto e orquestra vinculados a um Território de Identidade diferente: Costa do Descobrimento, Extremo Sul, Irecê, Piemonte da Diamantina e Sisal. Participam desta primeira apresentação cerca de 100 crianças e jovens músicos do Ecoar Bahia, do Projeto Musicart e do Núcleo Trancoso do NEOJIBA, de Porto Seguro, do IASA - Ambiente Musical, de Santa Cruz Cabrália, e da Filarmônica Lyra Popular, de Belmonte, grupos que juntos formam a Orquestra Regional do Descobrimento.

Com a realização de oficinas de técnica instrumental e prática orquestral, lutheria, ensaios e concertos, o projeto das Caravanas Pedagógicas contempla diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos sociais e musicais, sediados em 30 municípios baianos. Gratuitas, as atividades são ministradas por jovens multiplicadores e profissionais da equipe pedagógica e do Atelier Escola Lutheria (AEL) do NEOJIBA. Até outubro 2017, será realizado um total de 42 visitas para cidades do interior baiano, além de 12 apresentações públicas. O projeto contempla também formação temporária de uma Orquestra Infantil da Bahia, que contará com a participação de crianças e adolescentes de todo o Estado.


Iniciado em outubro de 2016, o projeto das Caravanas Pedagógicas conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. Em Porto Seguro, conta também com o apoio do Ecoar Bahia, da Filarmônica Lyra Popular, do IASA, do Núcleo Trancoso do NEOJIBA, do Projeto Musicart e da Prefeitura Municipal.

Sobre a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia

É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens na Bahia. Atualmente, são 42 projetos, em 36 municípios e 15 Territórios de Identidade do Estado. A Rede procura criar ou potencializar ações que atendam à crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação em gestão e na criação de projetos musicais no interior do Estado.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Serviço

Concerto do trio de percussão MultiFaces

21 de abril (sexta-feira), 20h, Centro de Cultura, em Porto Seguro

Concerto da Orquestra Regional da Costa do Descobrimento

Formada por integrantes do Ecoar Bahia, do Projeto Musicart e do Núcleo Trancoso do NEOJIBA (Porto Seguro), do IASA - Ambiente Musical (de Santa Cruz Cabrália) e da Filarmônica Lyra Popular (de Belmonte).

22 de abril (sábado), 19h30, Centro Histórico, em Porto Seguro

26 de abril (quarta), 20h, Praça do Cruzeiro, em Santa Cruz Cabrália.
Tecnologia do Blogger.