Quatro trechos da BR-101, no extremo sul da Bahia, foram interditados na manhã desta quinta-feira (11) por movimentos de trabalhadores rurais que lutam pela terra. As manifestações fazem parte do Dia Nacional de Lutas, promovido pelas principais centrais sindicais do país.
Em Eunápolis, a rodovia está bloqueada na altura do km 694, nas proximidades do Pré-Assentamento 25 anos e a 24 quilômetros do centro da cidade. Cerca de 950 trabalhadores participam da manifestação.
Um líder do MST afirmou que a estrada só vai ser liberada depois que as reivindicações da categoria forem atendidas ou uma reunião for marcada com o INCRA para discussão de vários itens da pauta de reivindicação.
Eles querem que os pré-assentamentos sejam tornados assentamentos e também mais investimentos do governo federal na reforma agrária. 'Nós não somos contra a Copa do Mundo, mas é preciso também ter investimento de qualidade para reforma agrária, saúde, educação. Somos a favor da reforma política, mas é preciso também alimento na mesa', afirmou Edcarlos da Silva, que faz parte da direção estadual do MST.
Os outros locais interditados pelo sem terra são em Monte Pascoal, no município de Itabela, entre Itamaraju e Teixeira de Freitas e em Itabatã. Até por volta do meio dia, o protesto continuava.
Fonte:radar64