Professores fazem ato de repúdio aos vereadores que aprovaram contas de Abade

Foto: Bárbara Martau/Opovonews 
Os professores de Porto Seguro, tendo à frente a APLB Sindicato, fizeram um protesto, na manhã desta quinta-feira (26), contra os vereadores que votaram a favor da aprovação das contas do ex-prefeito Gilberto Abade, que haviam sido reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Depois de assembleia da categoria promovida no Colégio Municipal, eles saíram em caminhada até a frente da Câmara de Vereadores, onde fizeram um ato de repúdio aos 12 edis que aprovaram as contas de Abade.

Na quarta-feira (25), em uma sessão antecipada e de surpresa, a Câmara Municipal colocou em votação e aprovou, por 12 votos a 4 e uma ausência - do vereador Benedito Alves, o Bené de Trancoso -, as contas do ex-prefeito. A própria Comissão de Finanças da Casa havia acatado o parecer do TCM que rejeitou as contas de Abade. Muitos vereadores foram surpreendidos pela antecipação da sessão, cuja validade está sendo questionada inclusive pelo departamento jurídico do Legislativo municipal. De acordo com o advogado Roni Guerra, foram desrespeitadas as normas internas da Casa.

Foto: Bárbara Martau/Opovonews 
“As atitudes tomadas ontem (quarta-feira) abrem precedente para que outros prefeitos façam o mesmo do que o gestor anterior (Gilberto Abade) e não apliquem os recursos devidos na Saúde e na Educação”, disse o diretor da APLB Sindicato de Porto Seguro, Euvadelis Pereira Santos. “Vale lembrar à população que no ano passado os trabalhadores em Educação do município ficaram sem receber os salários de dezembro e o 13º por culpa desse gestor que agora teve as contas aprovadas pela Câmara", salientou.

Segundo ele, a sessão de quarta-feira foi feita de forma sorrateira e a APLB Sindicato pretende questionar isso no Ministério Público. “Vamos passar o documento feito pelo advogado da Câmara, Roni Guerra, para o nosso advogado analisar e entrar com ação no Ministério Público”.

Apesar de a votação ter sido secreta, três vereadores declararam abertamente o voto pela rejeição das contas - Evaí Fonsêca, Marcos da Aurora e Leo da Ceia.

Por Bárbara Martau/Opovonews

Postagem Anterior Próxima Postagem

Continua após o anuncio

Continua após o anuncio

نموذج الاتصال