A Polícia Militar da Bahia foi criada oficialmente por Decreto do Imperador D. Pedro I em 17 de fevereiro de 1825. São 188 anos de história. Hoje conta com mais de 40 mil homens e mulheres organizados em 20 Batalhões, 75 Companhias Independentes na capital e no interior; e dezenas de Unidades de Policiamento Especializado.
A PM/BA, comandada atualmente pelo coronel Alfredo Braga de Castro, é uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social da Bahia. Seus integrantes são denominados militares do Estado, assim como os membros do Corpo de Bombeiros. A ela compete, com exclusividade, o policiamento ostensivo fardado com vistas à preservação preventiva da ordem pública.
Em Porto Seguro, a Polícia Militar sempre esteve presente e cresceu junto com a cidade, especialmente a partir da segunda metade do Século XX. Dos anos 1960 até o início da década de 1980, era um Destacamento. Em 1984, transformou-se em Pelotão e no ano seguinte foi criada a 4ª Companhia. Em 1991, foi inaugurado o primeiro quartel na cidade em sede própria. Cinco anos depois, atendendo às necessidades da região, foi instituída a 6ª Companhia Independente da PM, até que, em 26 de agosto de 2002, foi instalado o 8º Batalhão da Polícia Militar de Porto Seguro.
Essa evolução foi fruto do trabalho do Governo e de vários militares que se dedicaram à corporação e à comunidade, e, juntamente com empresários e poderes públicos, entenderam a importância de Porto Seguro e região no contexto estadual. Um desses protagonistas foi o atual Ten-Coronel Kadú Torres, filho da terra, testemunha ocular e partícipe ativo do avanço da Polícia Militar em Porto Seguro.
Quartel em sede própria
Carlos José Monteiro Torres (Kadú) é filho do saudoso sargento Torres, ex-delegado e comandante do policiamento da cidade durante os anos de 1960 a 1980. Em 1991, nomeado pelo Governo do Estado, o então Capitão Kadú retornou de Salvador, com o apoio da família, políticos, empresários e amigos, para assumir o comando da 4ª Cia PM. Na época, o efetivo era de 75 homens para uma população estimada em 40 mil habitantes. A sede da Companhia funcionava em uma casa alugada na av. Pero Vaz de Caminha, 213, no Centro.
![]() |
Desde que tomou posse, em 17 de abril de 1991, o comandante alimentou o sonho de transferir o quartel para a sede própria no Cambolo, às margens da BR 367. As instalações haviam começado a ser construídas no ano anterior, mas precisavam de complementação e equipamentos para o pleno funcionamento. Arregaçando as mangas e literalmente colocando a mão na massa, Kadú contou com o apoio especial do seu comandante Ten Cel Valter e de seus comandados; viabilizou parcerias com o Governo do Estado e prefeitura; envolveu empresários no projeto.
Foi necessário executar toda a terraplanagem da área; passar as redes elétricas, de telefonia e água; colocar postes e lâmpadas; levantar o muro; estruturar o setor administrativo; montar a oficina, o serviço de rancho, alojamentos e transferir o sistema de comunicação. Como “sonho que se sonha junto é realidade”, antes do final do ano o prédio próprio entrou em operação.
Desde 2002 é a sede do 8ª Batalhão da Polícia Militar da Bahia. Hoje é comandado pelo Ten Coronel PM Serpa e conta com significativos avanços em suas instalações e efetivo, abrangendo as cidades de Belmonte e Santa Cruz Cabrália.
Kadú Torres ficou no comando da Cia até o início de 1994, quando assumiu a chefia da 2ª RETRAN, que acabava de se instalar em Porto Seguro.
Fonte;jornal do sol