RETRAN trouxe renda para o município e comodidade a usuários



A 2ª RETRAN de Porto Seguro gerencia uma frota com cerca de 30 mil veículos. Isso possibilita ao município uma arrecadação de IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores) de cerca de R$ 300 mil mensais. O que pouca gente sabe é que, até 1994, o serviço de emplacamento e vistoria de veículos era feito em Eunápolis, distante 62 Km. Uma dor de cabeça a mais para todo proprietário de automóveis, motos, ônibus e caminhões da cidade.


Incomodado com essa situação, enquanto comandava a Polícia Militar, o Capitão Kadú Torres vislumbrou o valor estratégico de se conseguir trazer esse órgão para a cidade. Iniciou, então, gestões junto aos poderes constituídos para que mais esse sonho se tornasse real. Procurou o prefeito de Porto Seguro, João Carlos Mattos de Paula, que acabou abraçando a ideia. Kadú elaborou uma exposição de motivos, visando a criação de um órgão de trânsito na cidade, demonstrando o prejuízo causado à Terra Mater do Brasil, que foi encaminhada pela Prefeitura ao Governo do Estado.

Em março de 1994, foi publicado no Diário Oficial da Bahia o ato de criação do órgão. Por indicação do prefeito, o Capitão Kadú foi nomeado pelo governador Paulo Souto seu primeiro coordenador. Com o apoio do comandante do 13º BPM, Ten-Coronel Valter Leite, levou para compor sua equipe o cabo Afonso e soldado Francisco. A frota era de 9 mil veículos.

O Ten-Coronel, Kadú Torres permaneceu 19 anos à frente da 2ª RETRAN, nos governos de João Carlos, Ubaldino, Bira, Jânio Natal, Abade e Claudia Oliveira. Nesse tempo, transformou inteiramente a estrutura da repartição. Na sua gestão, não esteve só. Foi decisivo para o sucesso a colaboração dos diretores-gerais do Detran/BA: Major Carvalho, Cel Cassivandro, Major Brandão, Cap Jalon e outros. Deixou uma equipe com 17 funcionários, sendo 8 cedidos pela prefeitura de Porto Seguro; 4 pela 8ª DIRES; 1 do 8º BPM; 1 da prefeitura de Belmonte; 1 de Cabrália e 1 do DETRAN/BA. Está totalmente equipada, possuindo uma viatura Eco Sport; 7 computadores integrados à rede do DETRAN/BA; central telefônica com quatro ramais; 2 malotes diários diretos para Salvador; cinco aparelhos de ar condicionado; 2 TVs, 2 bebedouros, cozinha com geladeira e fogão, além da instalação de grades, cerca elétrica e alarmes de segurança.


Graças à estrutura montada, os proprietários de veículos de Porto Seguro, Cabrália e Belmonte podem emitir com tranquilidade, on line, os licenciamentos obrigatórios, o DUT e a vistoria eletrônica dos veículos. E a prefeitura arrecada um valor significativo para investir na melhoria do trânsito da cidade.

Ao ser exonerado, em maio de 2013, ainda alimentava o sonho de transformar a RETRAN em CIRETRAN, com mais autonomia e estrutura, incluindo emissão das carteira de motorista - o que a cidade, 2º pólo turístico da Bahia merece. A 2ª RETRAN funciona na rua Antonio Osório, 105, Centro.


Fonte Jornal do sol

Fotos: arquivo pessoal
Postagem Anterior Próxima Postagem

Continua após o anuncio

Continua após o anuncio

نموذج الاتصال