div>

Sessão temática sobre vírus ebola acontece em Porto Seguro









A semana foi iniciada na Secretaria de Saúde de Porto Seguro, nesta segunda feira, 25/08 com capacitação e informações acerca da triste doença que vem assustando todo o continente africano, o ebola. Considerando a missão diária em promover contínuas ações de preparação e aperfeiçoamento dos profissionais de saúde, estiveram presentes na Câmara Municipal de Vereadores, a Secretária de Saúde, Edna Alves, médicos do Sistema Único de Saúde, equipe técnica da Vigilância em Saúde e 8 DIRES, sob o comando do médico infectologista, Dr. Juarez Dias, sanitarista responsável por emergências em saúde do estado da Bahia.




Os registros de ebola estão concentrados no continente africano, tendo até a presente data 2473 casos confirmados e 1350 óbitos nos países da Nova Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria. O evento tomou importância internacional, considerando o risco para a saúde pública de outros países por meio da propagação internacional de doenças e que potencialmente requerem resposta imediata.




Contudo, não há registro de nenhum caso suspeito no Brasil ou em outro país deste continente, porém, por possuir em Porto Seguro aeroporto internacional, a secretaria de saúde do estado, juntamente com o município, reforçaram a importância de discutir a doença, epidemiologia, normas e procedimentos necessários para o plano de contingência adotado pelo Ministério da Saúde.




“Não há existência de vacinas disponíveis para o extermínio do ebola, e a doença possui letalidade de 60% a 90%, embora longe do continente sul-americano, todas as medidas preventivas devem ser adotadas e consideradas no Brasil”, enfatiza o infectologista Dr Juarez Dias.




O ministério da Saúde disponibiliza em seu site oficial informações detalhadas sobre a doença, sintomas e condutas de segurança. Acessemwww.saude.gov.br




Ascom-Secretaria de Saúde
Tecnologia do Blogger.