Notícia falsa de internet quase causa tragédia em Itagimirim



A internet, mais precisamente as redes sociais, tem sido um grande aliado da população, seja na divulgação de informações sociais, publicidades, ou ajudando a polícia no combate a criminalidade.

A proporção das informações publicadas na rede, tem atingido um número considerável de pessoas, que ansiosas por estarem bem informadas, utilizam a todo momento das redes sociais, como fonte confiável de informação.

O problema, são a grande demanda de informações falsas divulgadas na rede, conhecidas como “Hoax” ( boatos e histórias falsas de internet), que sem investigação fidedigna da fonte, pode culminar em tragédia.

No último dia 05 de maio de 2014, uma mulher, identificada como Fabiane Maria de Jesus, 33 anos, moradora do Guarujá, litoral paulista, morreu vítima de espancamento, após ter uma foto sua divulgada na rede social, onde a apontavam como sendo uma sequestradora de crianças.

Fabiane foi amarrada, espancada e arrastada, por um grupo de moradores do bairro Morrinhos, no Guarujá. A informação era falsa, e Fabiane acabou vindo a óbito no local por conta das diversas agressões que sofreu.

Na última quinta feira, 30 de abril, um homem foi preso e encaminhado para delegacia de polícia de Itagimirim, após funcionárias de um órgão público terem confundido o homem com a fotografia de um estuprador que tem circulado nas redes sociais.

As funcionárias, ao notarem a aparência física do homem, pediram socorro a um policial militar que estava de folga, que prendeu o homem e o encaminhou para a delegacia. Populares se aglomeravam no local, tentando agredir o suspeito.

Já na delegacia, os policiais perceberam que se tratava de um engano, pois a informação do suposto estuprador, que estava contaminado com o vírus HIV, e que atacava mulheres sempre chegando nas residências e pedindo água, não constava em nenhum registro policial, como foi bem desmentido por parte da mídia, e que também, o homem era um cidadão que não possuía registros policiais.

As autoridades chamam a atenção dos usuários de internet para que se evitem compartilhar informações, sem antes se certificarem da veracidade das mesmas.

” Uma ferramenta como as redes sociais, podem se mostrar também um perigo. Imagina se o policial não estivesse passando pelo local, este homem poderia até mesmo ter sido linchado e ter acontecido o pior. Pessoas de má índole tem utilizado da ferramenta para atingir a imagem de seus desafetos e com isso verdadeira tragédias podem vir a acontecer. Precisamos ter cuidado com o que compartilhamos, para não por em risco a vida de pessoas de bem.” Declarou um taxista.

Desfeito o engano, o homem pode sair da delegacia, onde se disse humilhado pela vergonha que passou, e temeroso por parecer tanto com um suposto estuprador cuja notícia se tornou viral na internet.
estupro

Por Viviane Moreira opovonews
Postagem Anterior Próxima Postagem

Continua após o anuncio

Continua após o anuncio

نموذج الاتصال