div>

Orquestra Regional da Costa do Descobrimento realiza sua primeira apresentação pública em Porto Seguro



Iniciativa integra as Caravanas Pedagógicas da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia


No próximo dia 29 de Novembro (domingo), às 17h, a Orquestra Regional da Costa do Descobrimento fará sua primeira apresentação pública, no Auditório da Universidade Federal do Sul da Bahia, em Porto Seguro. O concerto faz parte das ações que a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia desenvolve no interior do Estado em 2015, para criar um ambiente de cooperação mútua entre parceiros que trabalham com formação e prática musical coletiva em um mesmo território de identidade.



A Orquestra Regional da Costa do Descobrimento é formada por 89 músicos dos projetos Musicart, da AME (Associação de Mães Educadoras) de Porto Seguro; Ambiente Musical do IASA (Instituto Amigos de Santo André) de Santa Cruz de Cabrália; do Núcleo de Prática Orquestral e Coral (NPO) do NEOJIBA em Trancoso, e por um grupo de jovens músicos de Porto Seguro. Nesse primeiro concerto, a Orquestra irá apresentar ao público sete peças clássicas e populares. Entre elas, composições da coletânea tradicional europeia, escritas pelo russo Tchaikovsky e o alemão Johannes Brahms, e outras brasileiras como Garota de Ipanema e Berimbau. O repertório é fruto de muito trabalho desenvolvido ao longo de cinco finais de semana, entre os meses de Junho a Novembro, durante a edição 2015 das Caravanas Pedagógicas da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia.



Para o maestro Marcos Rangel, a união de diversos projetos, cada um com suas características e singularidades, possibilita que a Orquestra da Costa do Descobrimento seja um grupo que represente muito bem as várias comunidades da região Sul da Bahia. “A integração entre estes vizinhos, que outrora se encontravam tão distantes, foi sentida já no primeiro ensaio. A energia que os integrantes trouxeram, além de suas curiosidades e vontade de compartilhar, tornou os ensaios uma verdadeira aula de cidadania, solidariedade e gentileza. O que vivemos foi uma mobilização coletiva para o bem comum!”, revela o músico, que atua também como coordenador do NPO Trancoso do NEOJIBA.



Marcos Rangel acrescenta que o público poderá apreciar mais do que uma apresentação musical. “Projetos singulares como esse fazem com que a criança e adolescente entendam que a generosidade e o comprometimento geram na música um sentido muito mais que artístico, mas também social e educativo. Essa energia estará em cada som, em cada gesto, em cada intenção, levando as pessoas a sentirem o que nós, que tocamos, já sentimos: o verdadeiro poder da música, que é o de transformar vidas!”.



A Rede de Projetos Orquestrais da Bahia realiza as Caravanas Pedagógicas 2015 com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da CCR Metrô Bahia. Nesta edição, o projeto ofereceu qualificação no campo da gestão às lideranças de projetos musicais e filarmônicas parceiras, além de consultoria individual para elaboração de projetos e captação de recursos.



Também promoveu workshop para construção de instrumentos a partir de materiais alternativos e desenvolveu ações diversas de intercâmbio musical entre os músicos sediados no interior do Estado e àqueles que atuam como multiplicadores do Núcleo de Gestão e Formação (NGF) do NEOJIBA em Salvador. Um total de 09 projetos de música e filarmônicas, sediados nos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália, Conceição do Coité, Serrinha, Capim Grosso e Jacobina, foram contemplados com as ações de intercâmbio e cooperação propostas pela Rede de Projetos Orquestrais da Bahia em 2015. Como resultado, a Bahia conta a partir de agora com Orquestras Regionais em 03 Territórios de Identidade: Sisal, Piemonte da Diamantina e Costa do Descobrimento.



Sobre a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia (RPO)

A RPO se constitui como espaço de articulação e cooperação entre o programa NEOJIBA e seus parceiros. Foi criada em 2013 para atender a uma demanda crescente por apoio pedagógico e orientação para qualificação e criação de projetos musicais existentes no interior do Estado. Está presente em 22 municípios e 13 Territórios de Identidade. A rede atua em parceria com 24 projetos, responsáveis pelo atendimento direto a um público estimado em 1.800 pessoas. Em 2015, passou a integrar a Rede Cultura Viva do Ministério da Cultura.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Tecnologia do Blogger.