div>

Guias de turismo ligados às empresas CVC e AR Turismo paralisam atividade a partir desta segunda-feira



Ao logo dos anos Porto Seguro tem sofrido com a exploração e falta de respeito por empresas de várias áreas de atividade, o mais recente caso é dos aeroviários demitidos sem justa causa para contratar novos funcionários sem experiência com salários menores. Desta vez que está sofrendo são os guias turísticos que sofrem nas mãos das empresas CVC e AR turismo, leia abaixo o relatos e detalhes do que vem ocorrendo com a classe que paralisa as atividades por tempo indeterminado a partir das 06h30min desta segunda (21).

Após antigo histórico de péssimo tratamento aos guias de turismo por parte da AR Turismo, com episódios recorrentes de assédio moral recorrente, remuneração muito abaixo da que é paga pelo mercado - que já não é das melhores -, entre outras situações vexatórias, os guias da empresa - todos registrados no regime CLT - resolveram dar um basta na situação e vão paralisar suas atividades por tempo indeterminado, a partir desta segunda-feira, 21 de dezembro.


Os profissionais se concentrarão no Trevo do Cabral, a partir das 06h30min, horário que os ônibus começam a transitar. Não haverá fechamento de vias. A ideia é apenas chamar atenção de turistas e sociedade local para um problema que perdura há décadas, na cidade. Por este motivo, os manifestantes estarão devidamente uniformizados.
A ideia é que a empresa não tenha profissionais para levar os turistas aos passeios, aeroporto, etc, para que todos possam perceber a importância do profissional Guia de Turismo neste, que é o segmento responsável por quase 80% da economia do nosso município.


Entre as reivindicações estão; revisão do piso salarial, o tratamento com os profissionais e a readmissão de dois profissionais que foram demitidos na última semana, acusados de estarem incitando a classe. Antes desta medida, a categoria tentou o diálogo com a diretoria da empresa por diversas vezes, enviando, inclusive, carta registrada à empresa, com cópia à CVC matriz, na intenção de formalizar o pedido de abertura do diálogo entre as partes, a AR Turismoignorou todos pedidos.


Não se trata de uma ação dos Guias de Turismo da cidade de Porto Seguro, mas dos Guias de Turismo funcionários da empresa. Ainda assim, eles contam com o apoio do Sindicato dos Guias de Turismo do Extremo Sul da Bahia
A empresa atende com exclusividade a CVC em Porto Seguro e é considerada a maior empresa de receptivo de turismo na América Latina.



Fonte: Junior Leite

Por Gutemberg Stolze – Imprensananet.com
Tecnologia do Blogger.