div>

Prefeitura de Porto Seguro realiza lançamento de nova Campanha contra o mosquito Aedes aegypti




Agentes comunitários de saúde e de endemias de Porto Seguro estiveram nesta sexta feira, 29/01, reunidos com a Prefeita Cláudia Oliveira para o lançamento da campanha "Não Fique de Corpo Mole", contra o mosquito Aedes aegypti. O evento realizado no auditório do Colégio Municipal obteve expressivo número dos profissionais que atuam diariamente fazendo visitas aos bairros e distritos que compõem o município, com o objetivo de intensificar as diversas ações de bloqueio e controle aos possíveis criadouros da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, doenças transmitidas pelo mesmo mosquito.



A solenidade contou com as presenças da Secretária de Saúde, Edna Alves, Presidente da Câmara, Élio Brasil, Líder do Governo na Câmara, Vereador Evaí Fonseca, Superintendente da Vigilância em Saúde, Márcia Quaresma, Coordenadora de Endemias, Tassia Lobo, além da participação do Tenente Ferreira representando a Capitania dos Portos, Secretário de Administração, Gilvan Florêncio, Secretário de Comunicação, Cézar Aguiar e os Vereadores Marcos Aurora e Aparecido Viana.


Para ampliar o fortalecimento da campanha, gerando maior engajamento junto à população, foram entregues material educativo, como o boletim informativo apresentando a situação epidemiológica no município, que mantém o baixo índice de infestação predial de 0,6, considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde, significando que o município não está em situação de alerta ou risco, bem como a distribuição de folders, blusas e bonés para os agentes de saúde.

Durante o pronunciamento, a Prefeita Cláudia Oliveira agradeceu a parceria firmada entre todos os setores da sociedade, enfatizando o trabalho conjunto existente, reforçando a importância do envolvimento no combate ao mosquito. Na oportunidade, a gestora realizou a assinatura do Projeto de Lei 003/16, que altera o dispositivo da Lei Municipal Nº1122/13, contemplando assim, os agentes de endemias com incentivo adicional anualmente.


Vigilância contínua

“Reconhecemos a importância do trabalho desenvolvido pelos agentes de saúde, e estamos, com grande satisfação, buscando atender as reivindicações das categorias, objetivando melhorar, muito mais, as condições de trabalho. Dessa forma, reitero a necessidade de continuarmos vigilantes na eliminação, controle e prevenção do mosquito, pois é a única forma de combater as doenças transmitidas por esse vetor. Vocês são os meus braços, ajudando a contribuir para o crescimento da saúde em Porto Seguro. Eu preciso de todos para continuarmos combatendo esse mal que tem provocado alarde não só no Brasil, como no mundo", afirma.


Entre os indicadores apresentados ao público, resultado do contínuo trabalho preventivo realizado no município no ano de 2015, foram as 20.544 ações de bloqueios nos casos suspeitos e 129.850 procedimentos de bloqueios nos casos confirmados de dengue, utilizando bombas costais, equipamento responsável pela aplicação do eficiente inseticida que combate o inseto, como também uso das bombas termonebulizadoras, "Fumacê" em áreas com índice de infestação do mosquito, nos casos confirmados da doença.


A Secretária de Saúde, Edna Alves, destacou os avanços obtidos com o planejamento estratégico na vigilância em saúde no município de Porto Seguro, mas reforçou a continuidade participativa dos agentes de saúde. “Saúde não se faz sozinho e por isso precisamos contar com o apoio da população nesta grande campanha. Nós precisamos que todos os agentes sejam um só no combate ao mosquito, entrando nas casas com a missão de somar conosco, mobilizando cada cidadão a cumprir seu papel. Por isso, é imprescindível a mobilização, provocando o aumento da responsabilidade social, para estarmos de mãos dadas pela preservação da vida e contra o Aedes aegypti", pontua.



Ascom-Secretaria de Saúde
Tecnologia do Blogger.