div>

Escolas mobilizadas contra o Aedes Aegypti





As escolas municipais de Porto Seguro estão envolvidas no combate ao mosquito Aedes Aegypti. A adesão ganhou importante reforço esta semana, de 07 a 11/03, marcando o lançamento das ações do Programa Saúde na Escola, por meio das equipes da Atenção Básica. Mais de 16.217 estudantes, em 29 unidades escolares, participam de atividades educativas no enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Com o tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes Aegypti”, a proposta tem como principal objetivo a necessidade dos estudantes e profissionais de ensino serem multiplicadores dos mecanismos de prevenção, com base ao acesso às informações necessárias no combate ao mosquito e à adoção de práticas sanitárias e saudáveis para a manutenção do ambiente escolar e residencial, limpos e seguros.



Importantes instituições escolares pertencentes à rede municipal receberam a visita técnica dos profissionais da Vigilância em Saúde e das Unidades de Saúde da Família, entre elas: Escola Municipal Cézar Borges, Paulo Souto, Neyton Dantas, João Carlos Matos de Paula, Padre José de Anchieta, Chico Mendes, Maria Lúcia Westphal, Escola Municipal de Porto Seguro. Para intensificar as ações, tendo o enfoque de ampliar as estratégias de atuação, serão desenvolvidas durante todo o mês de março, palestras nas escolas, com a meta de atingir as 107 escolas que agrupam o município.

“Temos a convicção que o meio mais eficaz de prevenção e combate ao vetor continua sendo a prevenção, impossibilitando a existência de criadouros. É extremamente essencial que as crianças e adolescentes, em parceria com os familiares, dediquem uma atenção maior em casa, ajudando a fazer a limpeza do quintal, por exemplo, verificando e eliminando os possíveis criadouros do Aedes aegypti, como vasilhas e pneus. A mobilização de todas as esferas, incluindo a escolar, é fundamental para enfrentar essa situação de forma permanente”, ressalta a Prefeita Cláudia Oliveira.

Ascom-Secretaria de Saúde
Tecnologia do Blogger.