div>

Recital de saxofone e piano acontecerá em Porto Seguro no dia 12



O programa Sopro Novo da Yamaha Musical do Brasil realizará neste domingo, 12 de março, o recital de saxofone e piano no Centro de Cultural de Porto Seguro.
O evento é gratuito e começa às 18h.

Duo Heimann-Braga realiza recital gratuito com o repertório de seu CD ‘Miniaturas, Serestas e outras Imagens do Brasil’ Projeto realizado pela Yamaha Musical do Brasil traz versões originais e inéditas para saxofone e piano

O Duo Heimann-Braga, formado pela pianista Míriam Braga e pelo saxofonista Erik Heimann Pais, tem se apresentado pelo Brasil e Exterior mostrando aos ouvintes um repertório especial que visa a resgatar, difundir e fomentar a linguagem clássica do repertório brasileiro de câmara para saxofones e piano por meio de repertório que valoriza aspectos frequentemente presentes na música brasileira e pretende atingir tanto músicos quanto grande público.

Como ação integrante do Projeto Sopro Novo da Yamaha Musical do Brasil, este recital artístico "Miniaturas, Serestas e outras Imagens do Brasil" traz versões originais para saxofone e piano de compositores brasileiros que foram gravadas pela primeira vez pelo Duo. São obras de Liduíno Pitombeira, Edino Krieger, Edmundo Villani-Côrtes, Antonio Ribeiro, Renato Goulart, Fernando Morais e Oscar Lorenzo Fernandez.

O trabalho de gravação do CD do Duo foi dedicado a obras datadas de 1928 a 2014. Com exceção de Oscar Lorenzo Fernandez, todos os demais compositores são vivos e atuantes. Em uma hora de música, o CD registra as obras “Três Miniaturas para Saxofone Soprano e Piano” e “Seresta nº 1”, de Liduíno Pitombeira; “Seresta” e “IV Miniaturas”, de Antonio Ribeiro; “Cinco Miniaturas Brasileiras”, de Edmundo Villani-Côrtes; “Brasiliana" em versão para Saxofone Tenor e Piano, de Edino Krieger; “Imagens do Brasil”, de Renato Goulart; “Nocturno”, de Oscar Lorenzo Fernandez; e “Xaxando no Cerrado”, de Fernando Morais.

Para o duo, além da gravação das obras inéditas, a circulação do trabalho também é ação importante do projeto. “A circulação deste repertório em espetáculos ao vivo é de extrema importância, pois a presença do saxofone na música erudita brasileira ainda é pouco conhecida do grande público, especialmente daquele residente distante das capitais”, destaca. “Apesar das primeiras obras brasileiras para saxofone clássico serem datadas da segunda década do século XX, a presença do saxofone na música popular é a maior referência dos jovens instrumentistas de hoje. Pretendemos que a divulgação deste CD por meios de apresentações, palestras e workshops, seja um incentivo na formação tanto de novos saxofonistas quanto de jovens compositores”, justifica o duo.

A gravação do CD “Miniaturas, Serestas e outras Imagens do Brasil” tem, também, importância na história fonográfica brasileira, dentro da discografia nacional para saxofone clássico e piano, uma vez que registra pela primeira vez, todas as faixas do CD com a mesma formação instrumental para abordar repertório integral de compositores nacionais.

Este é o primeiro registro fonográfico do Duo Heimann - Braga, que estreou sua atividade no ano de 2007 com recitais no Museu da Imagem e do Som em São Paulo. Os músicos dedicam-se atualmente com exclusividade ao repertório erudito para saxofone e piano de compositores brasileiros e vem se apresentado em diversos estados como São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraná, Rio Grande do Sul e internacionalmente em Montevidéu (Uruguai), Medellín (Colômbia), La Pampa e Buenos Aires (Argentina) e Celles-Sur-Belles (França).

O duo também tem participado frequentemente de festivais internacionais representando o repertório brasileiro de câmara para esta formação, demonstrando preocupação não só no resgate de repertório pouco conhecido do público, como pela manutenção da interpretação e divulgação de repertório consagrado, assim como também pelo estímulo à composição de novas obras por compositores contemporâneos.

Os músicos

Erik Heimann Pais aperfeiçoou-se sob a orientação de DaleUnderwood (EUA) e recebeu em 2003 o título “Licentiate in Saxophone Performance” pelo “Trinity College London”. Atualmente é mestrando na Universidade de Campinas desenvolvendo pesquisa sobre O Panorama Fonográfico do Saxofone no Brasil. Foi premiado em vários concursos nacionais, e atua como músico e solista em bandas sinfônicas desde 1997, tendo tido a oportunidade de trabalhar sob a regência de maestros nacionais e internacionais. Como saxofonista da Orquestra de Sopros Brasileira gravou 09 Cd's e 1 DVD neste último como solista. Organizou junto a Marcos Pedroso o I, II, III, IV, V e VI Encontro Internacional de Saxofonistas que ocorrem desde 2004, no Conservatório de Tatuí onde também foi docente do curso de saxofone erudito, e Coordenador da Área de Sopros. Desde 2006 atua como consultor para a Yamaha Musical do Brasil onde atualmente integra o projeto Sopro Novo Bandas, pelo qual já percorreu onze Estados brasileiros, realizando workshops e recitais. Em 2013 foi artista convidado do I Congresso da Associação Latino Americana de Saxofonistas em San José Costa Rica onde foi eleito integrante do primeiro comitê internacional da organização.


Em 2014 recebeu o titulo de Comendador da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes. Autor de dois livros pedagógicos sobre saxofone, é saxofonista clinician da Yamaha Musical do Brasil e ocupa, desde março de 2008, o cargo de Assessor Artístico do Conservatório de Tatuí.
Miriam Braga Mestre em Música pela UFRJe Bacharel em Piano pelas Faculdades São Judas. Seus mestres foram H. Alimonda, Pires de Campos, Amaral Vieira, H. Magalhães, J.Klein, M.

Tagliaferro, I. Bernette, A. Cohen, B.Flavigny e C.Dobler; E. Ericsson, M. Baret ; J. Ogge F. Mechetti . Destaca-se sua atuação como solista sob a regência de E.de Carvalho, E. Aguiar, B. Juarez, Garcia Mareco, H.Gregori, E. Beltrami, T. O'neall, D. Sotelo, F.Gimenez, A. Bocchino, G. Bustos.Tem em sua discografia uma série de CDs dedicados à música brasileira, citando: Meridian Records (Inglaterra), pela qual gravou Villa-Lobos numa coleção em três volumes, com a obra integral para violoncelo e piano assim como os três trios para piano e cordas, lançados com grande sucesso de crítica e público no Wigmore Hall em Londres; a Brasiliana nº 11 de Radamés Gnattalli sob a regência de Alceo Bocchino; as Sinfonias I e IV do compositor paraguaio Florentin Gimenez para piano e orquestra.Seus concertos incluem América Latina, Estados Unidos e Europa. Tem atuado como pianista residente em festivais Internacionais (cordas, madeiras de orquestra, metais, piano, canto de câmara...) No Conservatório de Tatuí é coordenadora da Área de Música de Câmara e docente da Área de Piano e de Música de Câmara. Atua também como Clinician e Pianista exclusiva no projeto “Sopro Novo Bandas", da Yamaha Musical do Brasil.Em 2015 recebeu da Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino o “Mérito Cultural Carlos Gomes” no grau de Comendador.

SERVIÇO Recital de Lançamento do CD ‘Miniaturas, Serestas e outras Imagens do Brasil’ Duo Heimann-Braga Erik Heimann Pais, saxofones Míriam Braga, piano.
Tecnologia do Blogger.