div>

Alunos da Guarda Mirim de Itagimirim participam de cerimônia de troca de patentes



O projeto Guarda Mirim - "Jovens Educando Jovens", que vem sendo desenvolvido no município de Itagimirim há pouco mais de um ano, já vem obtendo diversos resultados positivos. O projeto, que não tem fins lucrativos, visa levar conhecimento às crianças, jovens e adolescentes, com base em palestras e treinamentos.

Na manhã do último sábado (29), cerca de 20 membros do Projeto Guarda Mirim de Itagimirim participaram de uma cerimônia para troca de patentes, entrega de certificados, carteirinha de identificação e uniforme. O evento foi realizado na quadra de esportes Otto Alencar.


Projeto foi idealizado pelo delegado Jansen Junio Baeta (Rastro101)Projeto foi idealizado pelo delegado Jansen Junio Baeta (Rastro101)

Além dos pais e responsáveis pelos alunos, participaram da cerimônia o sargento aposentado Gilmar Theodomiro, que participou da entrega de certificados, e o inspetor da Guarda Mirim de Mascote, GM Albert, que ressaltou a importância do projeto social na vida dos jovens.
Crianças de 6 anos já participam do projeto. (Rastro101)Crianças de 6 anos já participam do projeto. (Rastro101)

O projeto foi idealizado e fundado em Itagimirim pelo delegado titular da Polícia Civil de Itagimirim, Jansen Junio Baeta Nascimento, que é Presidente de Honra do grupo, e conta com o apoio de diversos parceiros na cidade e fora dela. O projeto conta ainda com ajuda de diversos colaboradores, como o escrivão nomeado Maelson Gomes, presidente da Guarda Mirim, além do incentivo do 3º Batalhão da Policia Militar de Itagimirim, tendo como exemplo os policiais Carvalho, Lopes e Erisvaldo, que fizeram diversas doações ao projeto.

De acordo com Maelson, além de treinamento intenso, os alunos aprendem noções de cidadania e recebem palestras sobre segurança, saúde, primeiros-socorros e ensino religioso. (Rastro101)De acordo com Maelson, além de treinamento intenso, os alunos aprendem noções de cidadania e recebem palestras sobre segurança, saúde, primeiros-socorros e ensino religioso. (Rastro101)

De acordo com Gomes, para ser participante do grupo o jovem precisa estar matriculado e ser frequente na escola, e que durante os treinamentos ele aprende a ter disciplina. "Além de treinamento intenso, os alunos aprendem noções de cidadania e recebem palestras sobre segurança, saúde, primeiros-socorros e ensino religioso", e diz que os alunos já sabem o que querem ser mais tarde. "Praticamente todos do grupo sonham em seguir carreira militar, uns querem ser Bombeiros, outros Policial Rodoviário Federal, outros Polícia Militar, Exército, etc", destacou.

GM Albert destacou a importância da Guarda Mirim na vida dos jovens. (Rastro101)GM Albert destacou a importância da Guarda Mirim na vida dos jovens. (Rastro101)

Um dos principais pontos deste projeto social é destacar os jovens em meio ao mercado de trabalho. De acordo com o inspetor GM Albert, em cidades em que o projeto já está bem desenvolvido, muitos jovens conseguem vagas de destaque no programa jovem aprendiz, sendo que muitos deles já saem empregados.

Os treinamentos acontecem de segunda a sábado das 16h30 às 18h00 na quadra do Colégio Municipal Othoniel Ferreira, e ficam sob a responsabilidade do inspetor GM Dias e inspetora GM Pinheiro.


rastro101
Tecnologia do Blogger.