div>

Inema faz avaliação positiva das praias de Porto Seguro


As principais praias de Porto Seguro, de Norte a Sul, foram apontadas como “próprias” para banho no mais recente monitoramento realizado pelo Inema (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia). O Boletim de Balneabilidade Nº 29/2017, emitido no dia 21/07, pela Coordenação de Avaliação do órgão ambiental, cita as praias dos Nativos, em Trancoso; Mucugê, em Arraial d´Ajuda, Mundaí e Taperapuan, na Orla Norte de Porto Seguro como livres de contaminação.

“Essa avaliação representa a fotografia desse momento, atestando que nossas praias são limpas e apropriadas para o banho, mesmo em tempos chuvosos”, diz o secretário de Meio Ambiente, Bené Gouveia. Ele ressalta que em outros locais, como Salvador muitas praias são impróprias para o banho em função dos detritos lançados pelas fábricas. Bené Gouveia acrescenta que a Secretaria de Meio Ambiente também realiza seu próprio monitoramento, em parceria com o IFBA e UFSB. “Estamos atentos a qualquer fenômeno que possa ocorrer, como o extravasamento de esgotos, mas hoje os sistemas estão funcionando bem e podemos afirmar seguramente que nossas praias são 100% livres de poluição”.

Balneabilidade é entendida como qualidade das águas destinadas à recreação, sendo este contato, denominado primário, direto e prolongado, onde há possibilidade de ingerir quantidade significativa de água. A Rede Amostral de Monitoramento da Balneabilidade no Estado atualmente é composta por 121 pontos, distribuídos em toda a costa baiana. As amostras de água para análises da balneabilidade são coletadas sistematicamente semanalmente, no período da manhã em locais com maior concentração de banhistas.


Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

Tecnologia do Blogger.