div>

Caravana do projeto ‘Lápis na Mão’ encanta estudantes de Eunápolis



“Ler é muito mais que viajar; é fazer parte de outros mundos”. Com conteúdos como este, cantados, declamados e escritos, artistas e agitadores culturais encantaram o imaginário de crianças sedentas em busca de novas e antigas curiosidades.
Sob essa perspectiva, alunos do ensino fundamental da rede municipal de Eunápolis recepcionaram nesta terça-feira, 26 de setembro, a caravana do projeto “Lápis na Mão”.


O projeto é uma iniciativa da Rede Bahia, com apoio de Veracel, Rota e Guarathon, com o objetivo de incentivar a leitura, criatividade e conscientização ambiental dos estudantes. Em sua 8ª edição, o projeto vem sendo aplicado em 57 municípios do sul e extremo sul da Bahia.
Jogos, desenhos e brincadeiras e estimulam leitura – Foto: Ascom

A proposta se concretiza com a participação do alunado em um concurso de redação e de desenho sobre o tema definido pelo projeto. Na visita da caravana às escolas previamente escolhidas, os componentes conversaram com os alunos em rápidas oficinas culturais massificando os objetivos e o conceito “Florestas e livros, lugares de encantos”.

Durante o encontro foi distribuída a cartilha “Educar para respeitar”, contendo mais estímulos e curiosidades em relação à preservação ambiental.

Para a coordenadora da Escola Municipal Josaphat Marinho, Milene Ferreira de Souza, o projeto é uma ótima iniciativa para incentivar a leitura e a curiosidade dos alunos.


Pela manhã, nas escolas municipais Frei Calixto, Roberto Santos, Horácio de Matos e Josaphat Marinho os alunos vibraram com as personagens trazidas pelo grupo, além de cantarem músicas infantis e de debaterem sobre animais da Mata Atlântica.

À tarde, caravana recepcionada por quase 500 crianças do ensino fundamental de outras escolas no Ginásio de Esportes do Bairro Pequi, provocou uma explosão de alegria. No local foram realizadas diversas brincadeiras e jogos, e intensificadas as ações de incentivo à leitura, desenho e conscientização ambiental.


Tecnologia do Blogger.