div>

Projeto Praias Limpas realiza grande ação neste domingo




Pelo 3º ano consecutivo, a população se mobilizou para realizar o Projeto Praias Limpas, uma grande ação idealizada pela empresária Alícia Costa para promover a limpeza das praias da Costa do Descobrimento. A ação é simples e consiste em convocação voluntária para coleta dos mais diversos resíduos deixados na região costeira do município de Porto Seguro. Neste ano, a 3ª edição aconteceu no domingo (24), a partir das 8h, com enfoque nas praias do Arraial d’Ajuda e na Orla Norte, com concentração de aproximadamente 60 voluntários em cada frente.

Desde a primeira edição, em 2015, mais de 50 ações foram realizadas, como palestras, oficinas educacionais e mobilizações de coletas. “É impressionante e lamentável o que se encontra descartado em nossas praias. Eletrodomésticos, plásticos, caixas de madeiras, móveis, fraldas, entulhos e diversos outros objetos que além de sujeira, pode causar focos do mosquito aedes aegipty. “Além da coleta nas ações é preciso a consciência de que essa limpeza e fiscalização seja mantida continuamente”, destaca Alícia Costa que completa: “não é apenas uma atitude bacana. É um modo de vida que todos deveriam adotar. É uma pena que quem limpa, não é quem suja”.

Além das praias



Apesar do nome, o Projeto vai além das praias e prevê a varredura até os arredores, envolvendo empresários, população local, turistas e sobretudo, barraqueiros e trabalhadores das praias como ambulantes e garçons. A ideia é que cada voluntário recolha o lixo de pelo menos 10 metros quadrados, o que acaba sendo ampliado na mobilização. Nesta edição, Os Desbravadores participaram em massa, como sempre vem aderindo à diversas campanhas de cunho sócio ambiental. “Para nós, é um orgulho participar e estaremos prontos nas próximas ações”, disse Alexsandro Soares, líder dos Desbravadores.


O Projeto tem o apoio da Prefeitura de Porto Seguro através das Secretarias de Cultura e Turismo, Trânsito e Serviços Públicos, Administração do Litoral Sul e Comunicação, que promete intensificar ações de coleta e de fiscalização, além de campanhas periódicas de conscientização. “Quero parabenizar a todos por esse gesto tão importante e que possamos andar de mãos dadas para que nossas praias permaneçam sempre limpas”, comemora o Secretário de Turismo, Richard Alves.


Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
Tecnologia do Blogger.