div>

Ações de saúde bucal em homenagem ao dia do dentista


A Secretaria de Saúde de Porto Seguro realizou nesta quarta feira, 25/10, uma série de ações de prevenção e promoção à saúde bucal em alusão ao Dia do Dentista comemorado hoje. As atividades, marcadas por homenagens aos profissionais, aconteceram na Praça do Trabalhador, durante a manhã, reunindo pessoas de todas as idades. O evento destacou-se pela mobilização das equipes que atuam no CEO- Centro de Especialidades Odontológicas- e nas unidades de saúde da família.


A secretária de saúde, Edna Alves, prestigiou os serviços ofertados e descreveu o quanto é essencial o cuidado com a saúde bucal. "É maravilhoso ver tantas crianças e adultos que vieram hoje aprender mais sobre os cuidados necessários com a limpeza diária dos dentes, um gesto aparentemente simples, mas que faz extrema diferença, pois evita muitas doenças, inclusive o câncer de boca. Ações como estas são preventivas e eficazes, porque estamos chegando junto à população no seu cotidiano, além do trabalho que já é desenvolvido diariamente na atenção básica, por meio das equipes de saúde da família”, enfatizou.


Vasta programação

Na área externa foi disponibilizada a unidade móvel de odontologia, responsável por oferecer importantes procedimentos, entre eles, exodontia e restauração. Nos demais espaços internos, divididos por salas, o público teve acesso a exames para detecção do câncer bucal, além das áreas reservadas para as crianças receberem palestras educativas com foco no combate as cáries e escovação supervisionada aliada a aplicação de flúor por meio das orientações sobre os movimentos corretos durante a higienização dos dentes. 


A dona de casa, Edilene Tavares, diz que visita regularmente o dentista e levou as duas filhas para serem avaliadas. “Eu faço acompanhamento na unidade do Mercado do Povo, é muito bom poder vir aqui hoje, ajuda muito a comunidade. Sempre procuro incentivar minhas meninas a cuidarem da limpeza dos dentes, por isso as trouxe", afirma. 


Um dos pontos altos do evento ocorreu no auditório com a apresentação lúdica da peça "A dor de dente do lobo mal", remetendo aos personagens centrais da história da "Chapeuzinho Vermelho" e o universo da saúde bucal direcionado ao público infantil. Crianças de 4 aos 12 anos, das escolas Projeto Sementinha e Cantinho da Paz, participaram entusiasmadas da narrativa envolvendo "Dra Dentuça", "Fada", "Dona Bactéria", "Escovão" e todo enredo na batalha contra as cáries através da diária escovação.


Dominique Teles, 9 anos, estudante da 3º série, vibrou com o teatro. "Eu aprendi bastante o quanto é legal escovar os dentes depois das refeições, só assim a gente não fica com cárie", diz.
Secretaria de Saúde
Ascom-Prefeitura de Porto Seguro
Tecnologia do Blogger.