div>

Alegria e emoção marcam festa natalina do CAPS AD



Às vésperas do natal o Centro de Atenção Psicossocial AD de Porto Seguro reuniu nesta quarta feira, 20/12, pacientes, familiares e profissionais, que atuam na instituição, no intuito de promover uma manhã marcada pela alegria e emoção. Com ornamentação especial, desenvolvida pela equipe multidisciplinar, o cronograma da festa teve início com sorteio de brindes e panetones, seguido por reflexão sobre o significado espiritual da celebração natalina. As atividades contaram também com apresentação do coral composto por pacientes e um delicioso almoço.


"A confraternização mostra como o processo de recuperação é constante e importante na vida dos nossos assistidos. O que começa por ser uma parte técnica passa a fazer parte do processo de tratamento porque a festa sociabiliza mais os pacientes e reforça os laços entre eles e seus familiares e também junto aos profissionais de Saúde que os acompanham diariamente. Os resultados são muito benéficos", avalia a Secretária de Saúde, Edna Alves.


Relatos de superação

O evento destacou-se pela emoção em vários momentos, principalmente quando foram oportunizadas aos pacientes testemunhar aspectos pessoais sobre o avanço obtido durante o tratamento.

Com 4 anos de assistência psicossocial, M.R.O, de 53 anos, confessa que o motivo que o levou ao CAPS foi a dependência ao álcool, mas a ajuda de todos tem mudado a sua história. "A cada dia eu mato um leão e nesses anos eu tenho tido grande melhora com apoio de toda equipe. Está aqui tem sido muito benéfico, sem os profissionais eu não conseguiria. Para minha felicidade e em retribuição ao cuidado que recebo diariamente aqui, em 2018 volto a estudar", confirma.


Aos 23 anos, P.C.L, enfrentou depressão e delírios ao chegar no CAPS AD. Ela confessa novo recomeço com o tratamento humanizado ofertado pelo centro. "Faz 4 meses que vim pra cá e já não fumo maconha desde então, é possível se libertar, basta querer e ouvir os conselhos dos profissionais que tanto nos ajudam. A gente só tem uma vida e eu tenho conseguido valorizar a minha através de tudo de bom dado no caps", diz.

Sobre o CAPS AD

Coordenado por Adonias Carvalho, o centro atende diariamente cerca de 50 pacientes, tendo 1.300 cadastrados. A unidade atua com acolhimento ao usuário e familiares, promovendo acompanhamento clínico e reinserção social com a prática de redução de danos. Os atendimentos incluem visitas domiciliares, atividades socioeducativas e sócio-recreativas, passeios, exercícios físicos, palestras e oficinas terapêuticas, com objetivo de possibilitar a reintrodução ao mercado de trabalho.




Secretaria de Saúde
Ascom-Prefeitura de Porto Seguro

Tecnologia do Blogger.