div>

Equipe médica do HMTF salva morador de Arraial D’Ajuda que engoliu dentadura



Nossa equipe de reportagem esteve no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF) e acompanhou o drama vivido pelo vaqueiro Ceslimar Ferreira Pinheiro, 56 anos de idade, morador de Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro. O senhor “Mazinho”, como é conhecido em Arraial, engoliu uma prótese dentária e quase morre asfixiado. O caso aconteceu enquanto ele estava dormindo, e ele acordou desesperado.



O Celismar foi socorrido para a UPA de Arraial D’Ajuda, e os médicos começaram a enfiar um ferro na sua boca para tentar empurrar a dentadura, fazendo-a descer. “Eu sofri muito, sentindo dor, sufocando. Não deram jeito e me levaram para o Hospital de Base de Porto Seguro, o Luís Eduardo. E foi a mesma coisa. Os médicos fizeram várias tentativas para tentar tirar ou fazer descer a dentadura, mas, nada resolvia”, explicou o senhor Celismar.


O fato aconteceu no dia 24/11/2017 e o Mazinho foi transferido para Teixeira de Freitas no sábado, 25 de novembro, sendo operado no mesmo sábado (25/11) “A equipe médica de Teixeira de Freitas está de parabéns. Se fosse em Porto Seguro eu ia morrer. Aqui, eu fui logo encaminhado para a cirurgia, fui operado por 03 médicos e a cirurgia durou 4 horas. Só tenho a agradecer aos médicos que salvaram a minha vida”.

O senhor Celismar foi operado por uma equipe liderada pelo Dr. Lauro, que vem realizando um excelente trabalho no HMTF, com total empenho em todas as intervenções médicas. Outro médico de destaque no HMTF é o Dr. Zaqueu Franco, que tem conquistado a admiração de todos pela forma humanitária e profissional com a qual ele trata a todos, tanto seus pacientes como a sua equipe médica, enfermeiros, técnicos e demais servidores.



O HMTF, que é um Hospital de referência na região, vem buscando cada dia melhorar os seus serviços, e tem salvado muitas vidas. São muitos casos, diariamente, de acidentados, feridos por projétil de arma de fogo, pacientes com doenças degenerativas, e serviços de alta complexidade. Em recente visita do secretário estadual de saúde, o secretário disse que o HMTF é um hospital resolutivo, com números significativos no atendimento à população, presentes em poucos hospitais na Bahia.



“Teixeira de Freitas responde hoje por grande parte do atendimento hospitalar do sul e extremo sul baiano, e até de cidades de Minas Gerais e Espírito Santo. Sabemos que temos nossas deficiências, mas, buscamos o melhor. Nossa equipe é extremamente dedicada, compromissada e exerce com amor e profissionalismo os serviços de saúde. Estamos buscando alternativas para que a Saúde em Teixeira de Freitas continue a ser referência regional”, disse Dr. Zaqueu

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Tecnologia do Blogger.