Combate ao Aedes aegypti nas escolas



As ações estratégicas de combate ao Aedes aegypti permanecem sendo realizadas em Porto Seguro. A mobilização, promovida pela Secretaria de Saúde, conjuntamente a Secretaria de Educação, conta com a participação dos colégios municipais por meio do Programa Saúde na Escola, com o foco em envolver os estudantes em atividades que os auxiliem a identificar e eliminar os possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.


De forma articulada, o cronograma é desenvolvido em parceria com o grupo de Educação Popular em Saúde pertencente à Vigilância em Saúde e o NAFS integrado a atenção básica. Neste mês de março, os profissionais visitaram as escolas Isidório Pereira, Zeca Passador, Cantinho da Paz, César Borges, Tio Patinhas, Álvaro Henrique, Alcides Faustino e as creches Casa do Amor e Ebenezer, tendo a proposta de envolver profissionais de ensino, crianças e adolescentes, no intuito que os familiares e toda a comunidade também ampliem a adesão nas práticas sanitárias saudáveis, para que mantenham o ambiente escolar e residencial, sempre limpos e seguros. 


“A meta é que toda informação obtida na escola, com base nas palestras educativas e peças teatrais sobre limpeza do ambiente doméstico e escolar, bem como as informações quanto ao ciclo do Aedes aegypti e os sintomas da dengue, zica e chikungunya, seja compartilhada com a comunidade, orientando a população sobre como agir no combate ao Aedes aegypti”, diz o prefeito, Beto Nascimento.

Para Secretária de Saúde, Edna Alves, o trabalho integrativo junto as escolas é de total relevância. “Mobilizar estudantes e os profissionais de educação, sobretudo quanto aos mecanismos de prevenção que temos à disposição e que fazem toda diferença. Por isso, é fundamental o envolvimento de todos", enfatiza a Secretária de Saúde, Edna Alves.


Secretaria de Saúde
Ascom-Prefeitura de Porto Seguro

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Obrigado por acessar Obaianao. 73-98186-8534