div>

Estudantes da UFSB paralisam as atividades do campus de Porto pela luta do transporte escolar.


NOTA DOS ESTUDANTES NA LUTA PELO TRANSPORTE

 
Os estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, reunidos em assembleia autônoma realizada no dia 18 de junho de 2018 decidiram por PARALISAR as atividades do campus de Porto Seguro no dia 20 de junho, afim de chamar atenção da administração do campus, decanos e reitoria para a causa do transporte universitário gratuito e de linha. 


A mobilidade urbana no município de Porto Seguro já é precarizada e não atende suficientemente a demanda universitária e dos eventos realizados no campus. Sendo assim, os mesmos alegam sofrer com a evasão de colegas que não conseguem permanecer frequentando as aulas em função da falta de transporte e do alto custo. Alguns alunos moradores de bairros, orla e Arraial D’ajuda precisam pagar quatro conduções por dia para conseguir acessar o campus. Isso sem falar nos colegas que residem nos municípios de Cabrália, Eunápolis e Belmonte que não possuem transporte adequado até o campus e, portanto, terminam desistindo de cursar a universidade.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação assumiu o compromisso com os alunos disponibilizando ônibus que faz transporte escolar para realizar o trajeto nos turnos vespertino e noturno. Entretanto, os ônibus não são suficientes para o quantitativo de alunos matriculados e, portanto, os alunos entendem que a responsabilidade do acesso ao campus é transversal:

· Câmara Municipal de Vereadores dos quatro municípios na confecção de lei específica para transporte universitário municipal gratuito e de linha;

· Ministério Público Estadual e Federal para a garantia do acesso aos direitos de educação, transporte e segurança;

· Administração da universidade, que deveria já estar atuando na mediação deste diálogo político desde sua implantação, afinal, sem transporte não há atividade universitária.

Segue agenda da mobilização:

20/06/2018 – Paralização das atividades no campus Porto Seguro para requerer participação ativa da administração da universidade na luta pelo transporte, além de, realização de oficinas de participação cidadã, cartazes e rodas de conversa.
21/06/2018 – Ato na praça ACM, no centro de Porto Seguro às 8:00h da manhã.
     CONVIDAMOS A COMUNIDADE PORTO SEGURENSE A PARTICIPAR E APOIAR OS ATOS POIS SEM O TRANSPORTE O FUNCIONAMENTO DA UNIVERSIDADE ESTÁ SOB AMEAÇA.




Tecnologia do Blogger.