div>

Ainda segundo o projeto A-Mar, nos 12 casos de Uruçuca, as tartarugas morreram presas em redes de pesca. A biológa do projeto disse que os próprios pescadores de Serra Grande acionaram a ONG para informar que tinham muitos barcos na região. A bióloga explicou que na região de Uruçuca, há uma área de alimentação das tartarugas da espécie verde.



Dezessete tartarugas marinhas foram achadas mortas, no período de uma semana, entre as praias das cidades de Ilhéus e Itacaré, ambas no sul da Bahia. Desse total, 12 tartarugas foram encontradas na praia de Serra Grande, que pertence ao município de Uruçuca, também no sul do estado.


Segundo o projeto A-mar, ONG que trabalha na conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos, as mortes podem ter sido provocadas por redes de pesca. As tartarugas não são alvo dos pescadores, mas elas acabam sendo capturadas pelas redes na pesca de arrasto ou quando essas redes são deixadas por horas em um mesmo local.

Nesta época do ano, tartarugas marinhas de diferentes espécies se aproximam da costa no litoral sul da Bahia. Com isso, a pesca também não pode ser realizada perto da costa.


"Aqui a gente tem a tartaruga verde, que adora se alimentar na nossa costa. A tartatuga oliva também se alimenta muito aqui na nossa região, além da tartaruga-de-pente e a cabeçuda, que costumam se reproduzir aqui", explicou Stella Tomás, bióloga do projeto A-mar.


Outro biólogo do projeto, Wellington Laudano, conta que há muitos barcos irregulares na região, mas também, que os pescadores locais são parceiros do projeto.

"Às vezes a gente aciona a Capitania dos Portos por conta dos barcos irregulares, para que eles venham fiscalizar. Os pescadores artesanais aqui de Serra [Grande] são nossos colaboradores, sempre nos avisam [sobre pesca irregular] e a gente está sempre trocando informações", explicou Laudano.


Por G1
Tecnologia do Blogger.