div>

Defesa Civil pede de estudo em local onde pedra soltou de montanha após tremores de 2,5 graus na escala Richter em Guaratinga

A Defesa Civil de Guaratinga, cidade ao sul da Bahia, pediu à prefeitura um estudo geológico para saber se há novos riscos de desprendimentos de rochas, depois que uma pedra se soltou e caiu de uma montanha na zona rural do município.

O incidente ocorreu na localidade do Córrego do Ouro, entre os povoados de São João do Sul e Buranhém, na segunda-feira (4). Ninguém ficou ferido. Na semana anterior, a cidade teve tremores de terra de 2,5 graus na escala Richter.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Cristiano Araújo, o estudo geológico é para evitar que haja novos desmoronamentos que atinjam casas que ficam em locais próximos ao do desprendimento.
"A gente procurou orientar os moradores no intuito de não frequentar essa área e de desalocar os animais das propriedades", disse Cristiano. O coordenador não informou, no entanto, quando o estudo deve começar a ser feito.
Os tremores de terra foram registrados no dia 28 de janeiro, mas o desplacamento só aconteceu uma semana depois, no dia 4 de fevereiro. De acordo com informações do Centro Sismológico da Universidade de São Paulo, eles começaram por volta das 11h e foram considerados de baixa magnitude.
Os moradores da cidade contaram que os abalos duraram alguns segundos. Ninguém ficou ferido e não houve registro de danos estruturais.
Apesar de não haver nenhuma ocorrência grave ligada aos tremores, a população ficou assustada e houve correria pelas ruas da cidade.
"Foi questão de 30 segundos. O pessoal saiu correndo, o gerente do banco saiu correndo. O povo ficou preocupado com isso", contou um dos moradores.
"Ficou em pânico todo mundo. Ninguém sabia para onde correr, nem sabia o que era. Tremeu a cidade toda", afirmou o feirante Diosvaldo Xavier.

Por G1
Tecnologia do Blogger.