div>

Marinha emite nova nota sobre Ciclone

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), participa que a Tempestade Tropical “Iba” se localiza em alto-mar, a cerca de 260 km (140 milhas náuticas) da cidade de Linhares (ES), com centro na posição geográfica 19,9ºS 037,3ºW, estendendose entre o litoral sul do estado da Bahia e norte do Espírito Santo e apresentou intensidade máxima dos ventos de 101 km/h (55 nós) às 15h do dia 25, em um círculo de 185 km em torno da posição de seu centro, portanto, apenas na região marítima.


 Seu deslocamento continua previsto predominantemente para Sul, com leve componente para Oeste até o dia 25 à noite, quando se espera que passe a se deslocar com leve componente para Leste até o dia 26 à noite, afastando-se da costa. Seus efeitos podem continuar a ser sentidos no litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo até o dia 26 à noite, quando se espera que deixe de influenciar o litoral sul da Bahia e passe a influenciar também o litoral norte do Rio de Janeiro. 

Será emitida nova atualização até o final do dia 26. São esperados ventos fortes entre o litoral norte do estado do Rio de Janeiro e o litoral sul da Bahia, podendo atingir 101 km/h (55 nós) em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km/h (33 nós) junto à costa, entre os dias 25 à noite e 26 à noite. Há previsão de mar grosso a muito grosso no mesmo trecho do litoral, com alturas de ondas entre 3,0 e 5,0 metros em alto-mar, entre os dias 25 à noite e 26 à noite. Há possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre Vitória (ES) e Caravelas (BA), com ondas de até 2,5 metros, até o dia 25 à noite, e entre Marataízes (ES) e Linhares (ES), entre os dias 25 à noite e 26 à noite. A condição de tempo severo provocada por esse sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa. A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.
Tecnologia do Blogger.