div>

Onça-pintada é resgatada após passar 22 dias presa em caverna na caatinga


Uma onça-pintada foi resgatada em maio após passar 22 dias aprisionada dentro de uma caverna na região de Sento Sé, na caatinga do norte da Bahia. A informação foi divulgada na manhã deste sábado (8) pelo programa Amigos da Onça, da organização Pró-Carnívoros.


A onça-pintada é considerada o maior felino das Américas e está criticamente ameaçada de extinção na caatinga. Por isso, o resgate do animal foi considerado prioridade para aqueles que trabalham na conservação da espécie.

A ação contou até com rapel. De acordo com o programa Amigos da Onça, o resgate durou três dias e teve a ajuda de bombeiros, veterinários, ajudantes de campo, biólogos e espeleólogo (especialista em cavernas).

De acordo com a coordenadora do programa, a bióloga Claudia Campos, moradores relataram que a onça levou uma ovelha morta para a caverna. Ela caiu em uma dolina, que é uma abertura que se forma no solo quando o teto de uma caverna desaba.

Para manter a onça lá dentro, os moradores colocaram pedras sobre a abertura, mas não havia a confirmação sobre se o espaço tinha outras saídas que poderiam ter sido usadas pelo animal.

Conservação da espécie x conflitos na região

A região onde a onça ficou presa fica perto de uma área de proteção ambiental onde há pouco mais de um ano foi criado um parque nacional para preservar a espécie. Estima-se que existam apenas 30 onças-pintadas no local. Em toda a caatinga, a estimativa chega a 250 animais.
No entanto, as comunidades que vivem no entorno enfrentam conflitos entre a preservação e as atividades econômicas tradicionais.
Em janeiro, o G1 esteve na região para conhecer o Parque Nacional do Boqueirão da Onça, dentro do projeto Desafio Natureza.
O costume local é criar rebanhos soltos, para que os animais busquem alimento sozinho na caatinga. Mas, quando estes animais não voltam, a população culpa as onças de atacá-los, mesmo que a cabra ou bode tenha sido roubado ou picado por cobras.
Assim, saem à caça das onças. No caso deste episódio, eles mantiveram a onça presa para que ela não saísse da caverna e ameaçasse o rebanho ou os moradores.


Por G1
Tecnologia do Blogger.