> HOSPITAL DE PORTO SEGURO REALIZA CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS | OBAIANAO

Documentário SERTÃO VELHO CERRADO português

HOSPITAL DE PORTO SEGURO REALIZA CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS


Uma captação de órgãos foi registrada essa semana no Hospital Regional Deputado Luis Eduardo Magalhães, administrado pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH). Com apoio da Central Estadual de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos da Bahia (CNCDO-BA), foram retirados dois rins, fígado e duas córneas. 


A doadora, de 43 anos, foi vítima de acidente de moto, sofreu Traumatismo Crânio Encefálico e Politrauma e depois de ter morte cerebral confirmada através de exames rigorosos, a doação foi feita após notificação e acolhimento de equipe multidisciplinar à família da mesma, que autorizou o procedimento realizado através da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRDLEM, responsável por detectar possíveis doadores de órgãos e tecidos, viabilizar o diagnóstico de morte encefálica, criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos no hospital a possibilidade de doação.

“Nosso direcionamento de trabalho é contribuir com essa ação nobre e tão logo identificamos um potencial doador já iniciamos os trâmites. A satisfação com cada captação é grande, pois em meio a toda burocracia existente, logística, existem as equipes que não medem esforços para estas ações.” Destacou a coordenadora da CIHDOTT, Dra Caroline Thomáz.

O IGH comemora o sucesso do procedimento, principalmente neste mês especial, onde é celebrado o setembro verde, para incentivar a doação de órgãos. “Parabenizamos todos os nossos profissionais envolvidos. Médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, pois com o esforço de cada um vamos proporcionar nova chance de vida a várias pessoas que aguardam por um transplante.” Destacou Thais Fraga, diretora geral do Hospital.

Os órgãos captados foram encaminhados para a Central de Transplantes do Estado, onde serão realizados testes laboratoriais para confirmar a compatibilidade com os receptores, com base nos critérios como tempo de espera e urgência do procedimento.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Aqui

Obrigado por acessar Obaianao. 73-98186-8534