div>

HOSPITAL DE PORTO SEGURO REALIZA CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS


Uma captação de órgãos foi registrada essa semana no Hospital Regional Deputado Luis Eduardo Magalhães, administrado pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH). Com apoio da Central Estadual de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos da Bahia (CNCDO-BA), foram retirados dois rins, fígado e duas córneas. 


A doadora, de 43 anos, foi vítima de acidente de moto, sofreu Traumatismo Crânio Encefálico e Politrauma e depois de ter morte cerebral confirmada através de exames rigorosos, a doação foi feita após notificação e acolhimento de equipe multidisciplinar à família da mesma, que autorizou o procedimento realizado através da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRDLEM, responsável por detectar possíveis doadores de órgãos e tecidos, viabilizar o diagnóstico de morte encefálica, criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos no hospital a possibilidade de doação.

“Nosso direcionamento de trabalho é contribuir com essa ação nobre e tão logo identificamos um potencial doador já iniciamos os trâmites. A satisfação com cada captação é grande, pois em meio a toda burocracia existente, logística, existem as equipes que não medem esforços para estas ações.” Destacou a coordenadora da CIHDOTT, Dra Caroline Thomáz.

O IGH comemora o sucesso do procedimento, principalmente neste mês especial, onde é celebrado o setembro verde, para incentivar a doação de órgãos. “Parabenizamos todos os nossos profissionais envolvidos. Médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, pois com o esforço de cada um vamos proporcionar nova chance de vida a várias pessoas que aguardam por um transplante.” Destacou Thais Fraga, diretora geral do Hospital.

Os órgãos captados foram encaminhados para a Central de Transplantes do Estado, onde serão realizados testes laboratoriais para confirmar a compatibilidade com os receptores, com base nos critérios como tempo de espera e urgência do procedimento.

Tecnologia do Blogger.