div>

Denúncia na saúde de Belmonte, funcionários ameaçados, salários atrasados, remédio armazenados em locais inadequados entre outras denúncias


Um funcionários da prefeitura de Belmonte enviou uma denúncia da situação em que vive funcionários da saúde no município de Belmonte especificamente em Barrolândia.

Veja abaixo na integra a denúncia enviada para nossa redação.

EQUIPE DE SAÚDE DE BARROLÂNDIA – UNIDADE MISTA ISABEL SOUTO


Trabalhadores, executam suas atividades em locais com condições insalubres que expõem o trabalhador e pacientes a agentes nocivos à saúde. Um ambiente inadequado ao trabalho e todo aqueles em que o trabalham fica exposto a agentes físicos, químicos e biológicos podendo causar danos à saúde. 



Funcionários sem EPI, nunca receberam EPI,s e/ou uniformes, principalmente o pessoal da limpeza, equipe de enfermagem. O pessoal do serviço geral em muitas das vezes trazem ou compram uma luva de serviço doméstico, que são inadequada para a limpeza de biológicos (A Lei 6514 de dezembro de 1977, que é o Capítulo V da CLT, estabelece a regulamentação de segurança e medicina no trabalho. “Artigo 166 - A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamentos de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados.

Armazenamento dos perfuro-cortantes, são feitos em caixas de papelão confeccionadas por funcionários que são coagidos a não reclamarem, mesmo que toda a equipe saibam o que é o certo.

 

A equipe tem que fabricado caixas perfuro-cortantes

Funcionários tiram seu horário de descanso no chão (expediente no período de 12 horas, com direito a intervalo (almoço/jantar) de 1 hora e nas 36 horas subsequentes têm direito ao descanso), pois não tem local especifico para descansarem, empilhado nas salas em que acontece os atendimentos diurnos.

Jornadas exaustivas, quase em regime de escravidão: Trabalho imposto principalmente para os funcionário contratados, sem direito de reclamarem. Pois são ameaçados com demissões. Muitos trabalhadores já estão adoecidos com hipertensão, irritabilidade, desanimo, desmotivados, saúde mental comprometidas. O que diz a lei: Constituição Federal de 1988 (CF/1988), em seu artigo 7º, XIII, que restringe a duração normal do trabalho a 8 horas diárias e 44 semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada mediante acordo ou convenção coletiva.  COM SALÁRIOS ATRASADOS.


Funcionário sofrem todos os tipos de assédio moral humilhando os funcionários, a chefia abusiva, causa todos os tipos e constrangimento, e tem afetado toda a equipe de saúde, uma espécie de agressão psicológica, por parte de alguns que ocupam o carpo de chefia. Principalmente ao que estão em com os salários atrasados, que sejam efetivos ou contratados.

Os materiais e medicamentos armazenados em locais inadequados, são fracionados, em muitos casos acabam antes do fechar o mês, causando grande constrangimento a equipe, junto ao pacientes que buscam por atendimentos (Constituição Federal (Artigos 196 a 200) Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução de risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação).

Salas em que são atendidos os pacientes em condições precárias: estrutura física com problemas. O local tem todos os tipos de infiltrações com: pouca higiene, muito coco de morcego, banheiros desativados, goteiras, mofo, sujeira nas paredes, reboco caído no roda pé das salas.

Ambulância: estado precário/inadequada de um veículo oferecido pela prefeitura para o transporte pacientes, como todos os tipos de problemas para esse tipo de transporte. Sem condição de transportar pacientes: pneus lisos, falta de combustível, porta que não fecham, várias partes enferrujadas. Motoristas são obrigados a trabalharem assim e não podem reclamar,sem oxigênio pra transporte em situações de emergências.


Espaço aberto para a secretária de saúde de Belmonte para esclarecimento.

















 


Tecnologia do Blogger.