div>

Invasões de baratas nos grandes centros urbanos são mais comuns no verão



Não são raras as reclamações de invasões de baratas em casas e espaços públicos durante o verão. O aumento das temperaturas em algumas regiões do Brasil provoca a maior incidência do surgimento das pragas urbanas. A especialista Natalie Amorim, profissional da LarClean, conta que o calor facilita a reprodução porque o metabolismo dos insetos torna-se mais acelerado, e assim, pragas como as baratas atingem mais rapidamente a maturidade sexual, proporcionando as infestações.

No Brasil, existem duas principais espécies desse inseto: a Blatella germânica e Periplaneta americana. Apesar de aparecerem independente do período do ano, são mais evidentes no verão em decorrência do aumento populacional. As Blatellas germânicas, também chamadas de francesinhas, são as baratas que vemos dentro de casa e possuem uma coloração amarelada e são bem menores quando comparamos elas com as Periplanetas americanas (as baratas marrom ou também chamadas de cascudinhas que vivem em esgotos e em períodos de chuva fogem do sistema de canalização).

Para evitar a presença das pragas, o ideal, explica a especialista, é eliminar os 4’a: acesso, abrigo, água e alimento presentes no ambiente, seja residencial, comercial. Isso se dá através de ações como eliminar as frestas e fendas e ter boas práticas de limpeza do ambiente, evitando o descarte inadequado de resíduos ou acondicionamento inadequado de alimentos.

Quando os hábitos de limpeza da rotina da casa não são suficientes para controlar, já pode ser considerado uma infestação, explica Natalie: “Uma infestação depende da densidade de populações dos insetos. Nestes casos os métodos convencionais de controle não surtirão efeito já que os produtos de venda livre comercializados em centros comerciais e mercados possuem uma baixa toxicidade. O ideal é contratar uma empresa especializada que conte com produtos registrados pela ANVISA para a execução dos serviços de controle de pragas”.

Outro animal peçonhento que podem ser considerados como praga devido aos altos níveis de infestação no ambiente urbano é o escorpião. Também pelo aumento da temperatura no verão a taxa de reprodução desses animais cresce, além de ter um aumento no número de insetos que são a fonte de alimentos deles.

aquatrocomunicacao
Tecnologia do Blogger.