div>

Nova determinação da Funai deixa dez Terras Indígenas com isolados sem supervisão

Proibição de viagens para terras não homologadas ou regularizadas deixa nativos expostos a ações de invasores; pesquisas para novos registros serão prejudicadas



A orientação da Fundação Nacional do Índio ( Funai ) para restringir a assistência de servidores públicos somente a áreas homologadas ou regularizadas vai deixar ao menos dez terras indígenas com povos isolados desprotegidas.

Levantamento feito pelo GLOBO a partir de dados do Instituto Socioambiental ( ISA ) mostra, que das 54 terras com presença desses nativos, 44 estão com processo de demarcação concluído. As demais, todas elas na Amazônia, ficarão sem visitas de indigenistas e servidores que necessitam de autorização da fundação para continuar as expedições de localização e reconhecimento desses povos.

Apoie o jornalismo profissional
A missão do GLOBO é a mesma desde 1925: levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o Brasil e o mundo. São mais de 400 reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados diariamente e produzidos de forma independente pela maior redação de jornal da América Latina. Ao assinar O GLOBO, você tem acesso a todo esse conteúdo.
Por Daniel Biasetto/ Oglobo
Tecnologia do Blogger.