Efeitos da maresia destroem a estátua do Guaiamum Gigante em Belmonte.


O símbolo da cidade de Belmonte não aguentou aos efeitos da maresia e acabou se esfacelando nas primeiras hora da manhã dessa segunda-feira (17/02). Estamos falando do Guaiamum Gigante construído há quase 30 anos pelo, então prefeito da cidade, Jânio Natal na última revitalização feita na orla da Praia do Mar Moreno.

Técnicos da Prefeitura estiveram no local e avaliaram que a estrutura da estátua estava comprometida devido à ação da maresia ter corroído as ferragens que davam sustentação à escultura. Segundo à Prefeitura de Belmonte, o fato já tinha sido constatado pelo artista plástico, Miguel, que foi quem construiu o Guaiamum Gigante. Na ocasião, a prefeitura consultou o mesmo sobre a possibilidade de remover a estátua do local por causa do avanço do mar. “O próprio artista que construiu o Guaiamum já tinha nos alertado e avaliou que era impossível remover o mesmo do local por causa de problemas na sustentação da estrutura que, desde a sua concepção, nunca tinha passado por uma reforma completa, apenas pinturas superficiais.” – Comentou o Prefeito Janival Borges.



A Prefeitura de Belmonte informou que já estava em andamento os planos para a construção de um novo Guaiamum longe dos efeitos do mar e dos avanços da maré. Em conversas com o Secretário Municipal de Infraestrutura, Luciano Alves, o mesmo relatou à nossa equipe que o local escolhido foi uma área de lazer que está sendo construída pela Prefeitura localizada na Avenida Rio Mar, no acesso à Praia do Mar Moreno. Segundo Luciano Alves, o novo Guaimum será instalado no meio do lago e o local receberá pavimentação e academia de ginástica ao ar livre. “Essa área será o novo cartão postal da cidade, onde ofereceremos uma praça de lazer e para prática de esporte para a comunidade.” – Finalizou Luciano Alves.


Impacto no Turismo

A grande preocupação agora é com relação ao turismo devido à alta estação porque a estátua do Guaiamum Gigante era a atração da Praia do Mar Moreno, atraindo diversos turistas da Costa do Descobrimento para tirar fotos e provar a deliciosa iguaria. Barraqueiros demonstraram preocupação pois a falta da estátua pode agravar ainda mais os prejuízos da queda de movimento já causada pelos avanços da maré que castiga a orla belmontense.

Local onde será construido o novo Guaiamum Gigante

Por mais bn

Tecnologia do Blogger.